Brasileiras inovam e criam empresa de “cervejas japonesas”

A cervejaria Japas, que aposta em bebidas com wasabi e flor de jasmim, vendeu 15 mil litros em oito meses

25.04.2017|Por Débora Duarte

Indispensável nos churrascos de domingo e figura presente nos happy hours, a cerveja é uma paixão nacional. O brasileiro adora tomar uma gelada e provar diversos tipos da bebida. O que não existia, ainda, era uma cerveja brasileira com ingredientes japoneses. Hoje, graças a cervejaria Japas, existe.

A Japas foi fundada por quatro amigas cervejeiras: Maíra Kimura, Fernanda Ueno, Carolina Okubo e Yumi Shimada. Como os nomes não mentem, as quatro são descendentes de japoneses .

Todas elas trabalham em cervejarias espalhadas pelo Brasil. Maíra, na carioca 2Cabeças, Fernanda na Colorado e Carolina na Invicta, ambas em Ribeirão Preto e Yumi que realiza o trabalho de sommeliére. Em eventos e cursos pela área, acabaram se conhecendo e resolveram criar um projeto juntas.

No início, pretendiam só “brincar” com criações diferentes. “Resolvemos apostar em ingredientes japoneses tradicionais. Na Cervejaria Nacional [bar em Pinheiros, São Paulo], lançamos a nossa primeira cerveja: a Wasabiru, com wasabi”, conta Maíra.

Em uma parceria com o estabelecimento, fizeram a produção e lançamento da bebida em janeiro de 2015. Foram 500 litros esgotados em quatro dias. A partir daí, perceberam que abrir uma empresa própria podia ser uma boa estratégia para todas. Foi assim que surgiu a Japas.

Depois de um ano de criação de estratégia, a empresa foi oficializada em outubro de 2016. Mesmo apostando no negócio, as quatro amigas seguem com seus empregos em outras cervejarias enquanto fazem a gestão da Japas. Segundo Maíra, o investimento inicial foi mínimo já que apostaram em um modelo diferenciado de produção.

O sistema de cervejaria cigana é não ter fábrica própria e usar um modelo já padronizado de outra marca. “No nosso caso, usamos a fábrica da Invicta, em Ribeirão Preto, para produzir as nossas cervejas. Eles também distribuem para nós. Não ganhamos tanto quanto ganharíamos se tivéssemos uma fábrica, mas não é o nosso foco”, explica a empreendedora.

Até hoje, a Japas possui dois rótulos a venda em todo o Brasil. A Wasabiru, feita com Wasabi, e a Matsurika, produzida com flor de jasmim. A unidade long neck (355 ml) custa de R$ 18 a R$ 22. “Estamos sempre buscando novos ingredientes. A Yumi e a Fernanda estão até viajando para o Japão para procurar novas propostas”, diz Maíra.

Além dos ingredientes, a Japas também aposta em uma comunicação visual com referências japonesas. “Temos muito interesse nessa cultura. A Yumi, que cuida do design, aposta em colagens, origamis e desenhos à mão”, afirma.

Com quase oito meses de existência, a Japas já vendeu cerca de 15 mil litros de cerveja em dois lotes de cada um dos dois rótulos. Para 2017, pretendem aumentar o volume de produção. “Queremos criar novas receitas e vender mais!”, conta Maíra.

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