Bristol-Myers Squibb investe em programas para incentivar a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino

A igualdade de gênero é um assunto cada vez mais debatido dentro das corporações, mas, na prática, segundo um estudo realizado em 2016 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos, a realidade ainda é bem diferente no Brasil.  O levantamento aponta que apenas 13,6% dos postos mais altos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por mulheres, sendo que no quadro executivo, a proporção de homens é seis vezes maior que a de mulher (86,4% de homens, comparado com 13,6% de mulheres). *

Atenta a esse cenário e preocupada em fazer do ambiente corporativo um lugar que proporciona oportunidades iguais a todos, a biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb, por meio do seu programa Diversidade & Inclusão tem mudado a forma como os altos cargos são distribuídos: hoje, as mulheres representam 57% da força de trabalho total, 56% dos cargos de liderança e 67% no comitê diretivo.

Mara D’Avella, diretora financeira e sponsor do projeto liderado pela área de Recursos Humanos explica que a ascensão das mulheres tende a ser impulsionada conforme outras mulheres vão conquistando promoções internamente: “Não só no Brasil, como em outros países, verificamos esse movimento. As pessoas acabam desenvolvendo uma empatia com seus colegas e naturalmente são atraídas para  trabalharem juntas. Se for uma mulher, ela puxa outra mulher. É uma mudança de cultura”. Desde que o programa foi lançado em 2015, a empresa vem disseminando o projeto por meio de treinamentos sobre o tema e incentivando grupos de colaboradores voluntários, que atuam em conjunto para ajudar a orientar as prioridades globais de D&I.

Dentro da estratégia de Diversidade & Inclusão da companhia, há ainda os PBRG’s (People & Business Resource Groups) – grupos de colaboradores que atuam em conjunto em uma das dimensões da diversidade para ajudar a orientar as prioridades globais de Diversidade e Inclusão focadas nas estratégias da força de trabalho, do local de trabalho e do mercado. “É uma excelente oportunidade para aprender novas habilidades, participar de eventos de aprendizagem e desenvolvimento contribuindo para os objetivos do negócio”, afirma Jennifer Wendling, diretora de Recursos Humanos. Mundialmente são oito grupos que compõem os PBRGs.

Na BMS Brasil há uma forte representatividade do grupo CLIMB, que tem por objetivo discutir e disseminar as informações na nova geração, os famosos Millennials, ou geração Y, a fim de fazer com que a empresa seja atraente à eles. Até o meio deste ano, teremos mais duas lideranças locais: o B NOW (Bristol-Myers Squibb Network of Women), voltado à inclusão das mulheres e o BOLD (Black Organization for Leadership and Development), com foco na  inclusão dos negros. Em cada um dos grupos, os voluntários participam de diversas atividades, como palestras e workshops voltadas ao desenvolvimento profissional e de competências relativas ao tema.

Com foco nos millenials,  há ainda o projeto BioAge que, por meio do envolvimento dos colaboradores em início de carreira, busca identificar oportunidades de melhorias na organização. O BioAge é formado por cerca de 35 estagiários e tem como objetivo incentivar os jovens a criarem projetos inovadores que façam a diferença na organização e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de interação entre os jovens talentos e os colaboradores mais experientes.

Outra iniciativa de D&I já implementada pela empresa é o programa de Mentoring e o Mentoring Reverso com líderes mais sêniores,  formatado para incentivar a ascensão profissional de homens e mulheres, porém, sempre assegurando igualdade de gênero no acesso ao programa. “Queremos ser uma empresa que atraia talentos diversos e tenha um ambiente de trabalho inclusivo e com diferentes representatividades, já que entendemos D&I como um fator de competitividade”, garante Jennifer. =8ptFonte: =8pt*Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) =8pthttps://publications.iadb.org/bitstream/handle/11319/7606/
Perfil_social_racial_genero_500empresas.pdf?sequence=1=8pt 

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