Mais de 50 remédios fornecidos pela prefeitura estão em falta em S. José

Previsão é que situação seja regularizada em junho. Quem depende dos medicamentos cobra agilidade na solução do problema.

Por G1 Vale do Paraíba e Região

29/05/2017 18h12

Cinquenta remédios estão em falta na rede pública de saúde em São José

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São José dos Campos estão sem 50 tipos de medicamentos. O problema é alvo de reclamação de pacientes, especialmente daqueles que fazem tratamentos contínuos, como de pressão alta e diabetes. A prefeitura admite a situação e afirma que quase 70% dos remédios foram comprados e o restante está em processo de aquisição.

O cabeleireiro Mauro Reis contou que há dois meses não consegue obter os remédios que toma para tratar a pressão alta. Ele fazia retirada do medicamento na UBS do bairro Paraíso do Sol, na zona leste. "É um absurdo o que estou passando, pois já são dois meses sem receber meu remédio. Eu sinto dores, estou sofrendo todos os dias", disse.

A costureira Maria Helena enfrenta o mesmo problema na UBS do bairro Vila Tatetuba, onde costuma retirar medicamentos para tratar a diabetes. "Faz três meses que estou sem meus remédios. Quando não falta um, falta outro. É uma pouca vergonha, pago meus impostos em dia, é um direito de todos", reclamou.

Outro lado

De acordo com a Diretora de Atenção Básica da prefeitura, Carolina Buck, a falta de medicamentos ocorre por causa de um aumento de 15% na demanda de alguns remédios nos quatro primeiros meses deste ano. A prefeitura distribui 660 tipos de medicamentos.

"Do total de medicamentos em falta, 67% já estão comprados e se encontram em processo de entrega pelos fornecedores. Os outros 33% estão em processo de compra emergencial. Em junho não haverá mais falta de medicamentos na cidade", garantiu Carolina.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta