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Delicitá da Vitarella

Vitarella Varia Portfólio com Nova Linha de Biscoitos

19/02/2018

A Vitarella, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, traz ao mercado sua nova linha de biscoitos salgados: Delicitá. Disponíveis nos sabores original e integral, os produtos serão comercializados em pacotes de 400g e cada bolacha conta com uma divisão no meio que facilita o compartilhamento. Para divulgar a novidade, estão previstas ações promocionais como sampling de produtos, degustação e materiais de ponto de venda. A campanha para TV, que contará com filme de 15 segundos, terá vinheta e jingle produzidos exclusivamente para a nova linha. Em mídia exterior haverá, também, outdoor/frontlight, outbus, painéis de metrô e rodoviária em Pernambuco. Hoje, a Vitarella possui mais de 150 produtos e marcas como Treloso, Chocoresco, D-Tone, Bolinho, Margarina Namesa e Saltvip.

Nestlé busca expandir mercado no Brasil

– 19/02/2018

A suíça Nestlé está "disposta" a fazer aquisições no Brasil, seu maior mercado na América Latina. O vice-presidente para as Américas da empresa, Laurent Freixe, vê espaço para consolidação, como ocorre no segmento de lácteos, em comida para animais de estimação (petfood) e em café.

Freixe esteve ontem na apresentação do balanço da Nestlé de 2017, quando a expansão das vendas foi a menor desde meados dos anos 90. Estados Unidos e Brasil ajudaram nessa desaceleração.

"O Brasil é um mercado de 200 milhões de habitantes com um potencial de consumo enorme e vamos investir em inovação, em nossas marcas e olhamos oportunidades de crescimento externo", disse Freixe. Para ele, o mercado brasileiro, com muitas empresas regionais de alimentos, não é tão concentrado como na Europa e no México.

A Nestlé não está sozinha no interesse pelo setor de café no Brasil. Concorrentes como a multinacional Jacobs Douwe Egberts (JDE), a brasileira 3Corações e a alemã Melitta fizeram aquisições estratégicas nos últimos anos.

O Brasil passou a ser o quarto maior mercado da Nestlé no mundo, depois que o grupo dobrou sua presença na China justamente com aquisições bilionárias. O primeiro mercado é os EUA, o segundo a China, e a França e o Brasil se revezam nos dois seguintes.

(Fonte: Valor Econômico)

Coopeavi lança nova marca para comercializar café e ovos

A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), lançou uma nova marca para comercializar ovos e café. A marca Liva passa a ser a oficial dos produtos alimentícios da cooperativa. O café da nova marca é um blend de arábica e conilon, produzidos em regiões de atuação da Coopeavi no Espírito Santo e Minas Gerais. Os novos produtos chegarão ao mercado num custo mais acessível para o consumidor.

A proposta da Coopeavi é oferecer ao mercado varejista um produto de qualidade dentro do grupo de cafés tradicionais e agregar valor à produção dos cooperados. O produto deve chegar em breve às prateleiras de redes de supermercado na Grande Vitória e, sucessivamente, em estabelecimentos do interior.

Assim como os cafés torrados e moídos especiais da marca Pronova, o café Liva contempla grãos que antes eram exportados para industrialização e venda ou vendido verde para as grandes indústrias. “Mesmo de maneira tímida, é a própria Coopeavi industrializando o café dos cooperados”, atesta o gerente do Negócio Café, Giliarde Cardoso.

­O gerente executivo de marketing da Coopeavi afirma que a marca Liva está projetada para uma gama maior de alimentos comercializados pela cooperativa. “A marca Liva é uma marca de alimentos da Coopeavi, não somente de ovos e café. ‘Liva, leve para sua vida’, essa é a garantia que queremos passar ao consumidor, de um produto de qualidade”.

Pronova

Paralelamente à linha tradicional, a Coopeavi mantém a marca especial Pronova. A embalagem preta traz sempre o café de um lote premiado, com notas acima de 88 pontos na análise sensorial, enquanto a branca é um blend de grãos altamente selecionados.

Em ambos os casos, os produtos vêm com um moderno sistema de rastreabilidade que informa ao consumidor a história dos produtores. “Mais do que café, as pessoas querem experiências”, destaca Cardoso.

O gerente destaca ainda que repasse de ônus aos produtores premiados e selecionados para a seleta linha de cafés especiais Pronova ocorrerão à medida em que as vendas dos produtos no mercado varejista se tornarem lucrativas.

Coopeavi

NISSIN lança segundo food truck para promover CUP NOODLES

19 Fevereiro, 2018 agitosp

Veículos são estruturados para atender ações em supermercados e grandes eventos, onde a marca CUP NOODLES estiver presente 

A NISSIN FOODS DO BRASIL acaba de colocar na rua seu segundo Cup Truck para ações promocionais de CUP NOODLES. O sucesso da primeira unidade justifica: desde julho de 2017, a empresa registrou um aumento de 200% nas vendas do produto nas datas em que o Cup Truck esteve presente nos pontos de venda.

O primeiro food truck exclusivo da marca fez sua estreia em uma degustação na Avenida Paulista, em São Paulo, em julho do ano passado, e agradou ao público por ser inovador. Em centenas de ações promocionais até agora, foram realizadas mais de 82 mil degustações. Agora, com o lançamento do segundo veículo, a expectativa é que cada unidade do Cup Truck realize 15 mil degustações por mês. Além de impulsionar ações nos pontos de venda, os veículos estiveram presentes também em eventos de música, games, skate e surf.

“Com a nova unidade, buscamos aproximar o CUP NOODLES dos consumidores e gerar cada vez mais experimentação”, afirma Marcos Uematsu, gerente de Trade Marketing da Nissin. “As duas unidades de Cup Truck circularão em pontos de venda da capital e Grande São Paulo, e no período de férias, ele circulou em Santos, São Vicente e Guarujá, para estar próximo do nosso público durante o verão”, completa.

Produzido pela Truckvan, empresa especializada na fabricação de unidades móveis, o Cup Truck possui todos os detalhes de um food truck convencional. Nas duas unidades, o público terá a oportunidade de degustar todos os sabores de CUP NOODLES: Galinha Caipira, Carne, Tomate, Legumes, Frango com Requeijão e Costela com Molho de Churrasco, além do novo Galinha Caipira Picante.

Qualitá lança novidades em ovos de páscoa para 2018

Segunda, 19 Fevereiro 2018 17:35 Escrito por Marina Milhazes
A Páscoa começa a se aproximar e, com ela, a escolha dos ovos de Páscoa para presentear os amigos e familiares. Pensando nisso, Qualitá, marca exclusiva das redes Extra e Pão de Açúcar, traz uma nova edição de seus clássicos ovos de chocolate, apresentando ainda duas novidades na linha infantil com brindes. Os itens refletem todo o cuidado com qualidade e seleção de ingredientes da marca e ainda trazem excelentes preços.

Exemplo disso é que, para a edição 2018 dos ovos de Páscoa, a marca Qualitá incrementou todos os produtos da linha com mais cacau à sua formulação, conferindo mais sabor para o chocolate.

Para este ano, Qualitá lança dois novos sabores na linha Clássica, todos com 155g: Branco com Biscoito e Meio Amargo. Além das novidades, os clientes também poderão encontrar os tradicionais sabores Crocante e o Ao Leite. Todos os sabores da linha Clássica custarão R$ 15,99. Ainda, a marca também comercializará o Ovo Ao Leite (100g) por R$ 7,99.

Já para o público infantil, a marca traz os Ovos de Páscoa licenciados do programa infantil Super Wings e do filme Trolls com um brinde colecionável, ambos ao leite e com 150g cada. No ovo Trolls, as crianças poderão curtir a personagem Poppy ou o Tronco e, no ovo de Super Wings, ou o Jett ou o Jerome. Os itens já podem ser encontrados nas lojas de todo o País por R$ 27,90.

Indústria Alimentícia tem previsões positivas para 2018

Fabricantes de alimentos esperam crescimento impulsionado por aumento de renda e de consumo durante o ano.

Ano de eleições no Brasil e de Copa do Mundo, 2018 vem com a expectativa de que a economia brasileira voltará a crescer, em continuidade à expansão iniciada no ano passado. A previsão é do Informe Conjuntural da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também espera que a inflação permaneça em baixa e abra espaço para redução de juros.

Segundo o relatório, o crescimento da economia brasileira esperado é de 2,6% no ano, porém, com o alerta de que dependerá de reformas estruturais no país e do equilíbrio das contas públicas. Para a indústria a expansão deve ser de 3% – crescimento maior que o Produto Interno Bruto (PIB), o que não ocorria desde 2011. Essa recuperação dever ser impulsionada pelo aumento do consumo.

O presidente do Sincabima – Sindicato das indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimenticias, Biscoitos de Doces e Conservas Alimenticias do Paraná, Rommel Barion, acredita que se essas condições se mantiverem durante o ano, será um cenário positivo para a indústria, em especial a alimentícia. “Nós temos percebido que o mercado está receptivo a novos produtos com maior valor agregado e o consumidor está mais confiante com os sinais de crescimento que a economia está dando”, avalia.

Dentre as demais previsões do relatório estão o aumento de 4% nos investimentos, expansão de 2,8% no consumo, queda de 11,8% na taxa de desemprego, inflação estável em 4,4% e taxa de juros com redução para 6,75% ao ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a massa de rendimento real do brasileiro deve ter aumento de 4,2%. Para a área de alimentos, o crescimento previsto para a produção física é de até 3% em 2018, que deve seguir o ritmo da expansão de 1,3% que ocorreu em 2017.

Percepção da indústria — Impulsionados pelo aumento da renda, os fabricantes de alimentos e bebidas esperam incremento na produção de itens de maior valor agregado. Segundo Barion, é perceptível que a indústria está otimista. “As empresas têm feito investimentos em tencologia, equipamentos novos e no lançamento de novos produtos, o que contribui para a melhoria da produtividade e amplia a exportação. Tudo isso porque estão confiantes que de que o Brasil voltou a ocupar seu espaço no mercado internacional” diz.

A diretora de Recursos Humanos da Prodasa Alimentos, Maria de Fátima Fernandes Cassitas, diz que é perceptível que há uma melhora, mas pondera que é sutil ainda. “A indústria está animada, então qualquer recuperação é vista como positiva. Sentimos que as coisas estão engatinhando, há uma recuperação, mas não é algo que nos deixe tranquilos ainda.”

Cassitas comenta que a Prodasa não passou por problemas em 2017 e, ainda em dezembro, lançou uma nova linha de produtos e remodelou as embalagens de balas e biscoitos. “Isso foi planejado no segundo semestre, para ser lançado no final do ano. Queríamos começar 2018 com maior expectativa de vendas e de novos mercados para a empresa e para os nossos representantes. Não deixamos de fazer estas melhorias porque a economia estava estagnada, então continuamos apostando que vai dar certo”, explica.

O Paraná é o segundo maior produtor de alimentos do país, segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A indústria de transformação do estado é a quarta maior do Brasil, só fica atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Sincabima — Com 74 anos de atuação, o sindicato patronal tem como missão representar e orientar as empresas para o desenvolvimento e a sustentabilidade das indústrias paranaenses de base do ramo de cacau, balas, massas, biscoitos, doces e conservas. Considerado um dos mais representativos sindicatos do setor de alimentos, a entidade empresarial visa desenvolver ações proativas e inovadoras para o setor. Em todo o estado do Paraná, o sindicato reúne 900 companhias filiadas e 20 associadas, sendo presidida pelo diretor-fundador da empresa Barion, Rommel Barion.

‘Leite’ de coco: questionada pela ABIQ e outras entidades, Ambev retira vídeo do ar

A Ambev, principal fabricante de cervejas do país, estreou no mês passado no mercado de bebidas vegetais. O investimento na nova categoria ocorreu com sua marca de sucos, a Do Bem.

Segundo a Ambev, que comprou a Do Bem em 2016, a ideia foi dar uma nova leitura para o segmento. O lançamento – em embalagens de 1 litro e disponível nas versões original, baunilha, chocolate e café com leite – gerou polêmica visto que a empresa intitulou o novo produto como 'leite vegetal'. O vídeo da campanha ressaltava em vários momentos que a bebida é elaborada sem a 'ajuda' das vacas e que agora, os animais poderiam ‘tirar férias’.

Muitas entidades lácteas se manifestaram contra a publicidade e junto à ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), conseguiram vitória junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) contra a campanha da Ambev. A justificativa apresentada foi que "o enredo de lançamento comparava o leite vegetal ao leite de vaca – denegrindo este último e todos os processos da produção leiteira e do consumo de lácteos".

Confira abaixo a circular da ABIQ informando sobre o resultado da ação:

Circular ABIQ/Jurídico 005/2018

"Srs. Associados:

É com grande satisfação que comunicamos aos senhores o resultado da representação que a ABIQ e entidades representativas do setor lácteo apresentaram contra Ambev para questionar a publicidade do produto leite de coco, marca Do Bem.

No dia 7 de fevereiro último, em audiência no CONAR, a ABIQ, então representada nas pessoas do Sr. Luiz Ruoppolo e da Sra. Silmara Figueiredo, juntamente com os advogados Franco Mautone e Vitor Hugo Mautone, da banca Mautone Oyadomari Advogados, conseguiu que a publicidade que comparava o leite de vaca de forma muito depreciativa frente ao leite vegetal de coco fosse suspensa e retirada de todas as mídias sociais (onde estava sendo veiculada) já a partir de 8 de fevereiro, cabendo à representada Ambev apresentar proposta de alteração do anúncio, eventualmente e se assim desejar, em peça não depreciativa do leite de origem animal.

Atenciosamente,

Franco Mautone
OAB 30324
Consultor Jurídico, Associação Brasileira das Indústrias de Queijo”.

As informações são do MilkPoint e da ABIQ.

Vendas da Coca-Cola superam expectativa com mais demanda por café e água vitaminada

A Coca-Cola reportou nesta sexta-feira lucro e vendas trimestrais melhores que o esperado, com a venda de mais chás, cafés e água vitaminada ajudando os resultados.

postado em 19/02/2018 | Há 15 horas

(Reuters) – As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos esforços contínuos da empresa de mudar franquias de suas operações de engarrafamento, subiram 6 por cento, ajudadas pela demanda por produtos como Georgia Coffee e água vitaminada Glaceau.

A receita operacional líquida caiu para 7,51 bilhões de dólares, ante 9,41 bilhões de dólares um ano antes, mas superou a estimativa média de analistas, de 7,36 bilhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

O crescimento do volume global permaneceu inalterado, apesar do crescimento de 1 por cento dos volumes na América do Norte.

A Coca-Cola teve prejuízo líquido de 2,75 bilhões de dólares, ou 0,65 dólar por ação, no quarto trimestre, impactada principalmente pelo custo de 3,6 bilhões de dólares relacionado à nova legislação tributária nos Estados Unidos. Um ano antes, a empresa havia registrado lucro de 550 milhões de dólares, ou 0,13 dólar por ação.

As margens da empresa melhoraram em 3,15 pontos percentuais, amplamente devido a desinvestimentos em negócios de engarrafamento com margens menores.

Em termos ajustados, a empresa reportou lucro por ação de 0,39 dólar, superando a estimativa média de analistas, de 0,38 dólar.

(Por Nivedita Balu e Sangameswaran S em Bengaluru)

Fonte: Reuters

Fonte: Revista Cafeicultura

Perfetto cria novo formato para açaí

19 de Fevereiro de 2018

Não é preciso mais tanto trabalho para tirar o açaí do pote. A Perfetto, quinta maior indústria do setor no Brasil, apresenta Purple Power Açaí de Corte. A novidade segue o conceito “corte e sirva” criado pela fabricante para a linha de sorvetes BigRoll. O objetivo é tornar ainda mais prático e gostoso o consumo de açaí.

Ao contrário do açaí de pote que precisa ficar uns minutinhos fora do freezer para amolecer e poder ser servido (com a ajuda de uma colher extratora), o Purple Power Açaí de Corte encurta o processo e vai do freezer para faca. Basta abrir a embalagem, fatiar o produto e servir.

A novidade entrega o mesmo sabor do Purple Power Açaí com Guaraná (pote 1kg), , oferecendo energia, refrescância e saudabilidade. Cientificamente comprovado, o açaí é um poderoso antioxidante e o seu consumo oferece gorduras poli e monoinsaturadas, ambas saudáveis e benéficas para reduzir o teor de colesterol ruim do organismo.

O formato inovador traz ainda mais praticidade para quem gosta de incrementar o açaí com granola, leite em pó e todos os demais acompanhamentos que vão bem com o fruto. “Estamos buscando soluções cada vez mais práticas para o consumo. Lançamos o BigRoll neste formato pioneiro e foi um sucesso. Então resolvemos aplicar a fórmula na nossa linha de açaí”, ressalta Telma Dalcin, diretora de marketing da Perfetto. Inédito no mercado brasileiro, o formato criado pela Perfetto é patenteado e reforça o compromisso da marca com inovação. A embalagem é assinada pela Agência Red Oxy.

O Purple Power Açaí de Corte chega aos pontos de venda dos estados de SP, MG, RJ, GO, DF e ES, no sabor Açaí com Guaraná em embalagem de 750g. O preço sugerido é R$ 14,90.
Além da versão de corte, a linha Purple Power oferece as opções Purple Power Açaí com Banana (feito com polpa de banana produzida na Perfetto), Purple Power Açaí com Guaraná, em potes de 1kg, Purple Power Açaí com Guaraná em pote de 180g, que já vem com granola crocante pronta para misturar, e o picolé Purple Power Açaí com Guaraná.

Fonte: AtituteCom

Ben & Jerry’s lança nova gama de sorvetes “light” com baixas calorias

A Ben & Jerry's lançou uma nova linha de sorvete "light", com baixas calorias, chamada Moo-phoria, que estará disponível para consumidores dos EUA.

Vendido em potes de cerca de 470 ml, a linha Moo-phoria estará inicialmente disponível em três sabores: Peanut butter dough (manteiga de amendoim), chocolate milk & cookies (chocolate ao leite e cookies) e caramel cookie fix (caramelo e cookie).

Os potes contêm entre 140 a 160 calorias por 1/2 porção (meio pote) e contêm 60-70% menos de gordura e 35% menos calorias do que "sorvete tradicional", de acordo com a marca.

Todos os sabores são feitos com leite e cremes orgânicos e não contêm substitutos artificiais do açúcar.

Fonte: FoodBev.com.

Três Lagoas-MS: Laboratórios suspendem fabricação de medicamento para gestantes e Saúde procura alternativas

19 de Fevereiro de 2018 Ray Santos

Trata-se do medicamento Clexane (enoxaparina sódica), da lista dos não pactuados e em falta no mercado, desde o ano passado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Medicamentos e Laboratório, informa à população que, desde o ano passado, vem procurando alternativas para a solução da falta do medicamento prescrito às gestantes.

Trata-se do medicamento Clexane (enoxaparina sódica), da lista dos não pactuados, prescrito às gestantes com riscos de trombofilia (distúrbios de coagulação), mas que vem se tornando raro no mercado farmacêutico.

Apesar das dificuldades, a SMS de Três Lagoas vinha adquirindo normalmente esse medicamento até meados de 2017, comprando o remédio “via auto-custo”, que é a compra de medicamentos especiais, mediante prescrição médica, como explicou a diretora do Departamento de Medicamentos e Laboratório, farmacêutica Andrea da Silva Nakamura.

“Em 2017 realizamos duas licitações para compra desse medicamento e as duas foram desertas, ou seja, ninguém se interessou”, informou Andrea.

Mesmo assim, em atenção às gestantes com problemas de trombofilia, a SMS chegou a adquirir esse medicamento na rede particular de farmácias de Três Lagoas, “mas o estoque chegou ao fim, porque os laboratórios interromperam a fabricação desse medicamento”, observou.

LABORATÓRIOS

“Entramos em contado com os laboratórios Eurofarma, Sanofi, Mylan Brasil e Medcomerce Distribuidora. Eles nos informaram que o medicamento em questão foi descontinuado desde junho de 2017”, explicou a diretora de Saúde.

O Laboratório Sanofi protocolou um comunicado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informando também da descontinuação da fabricação desse medicamento.

Por sua vez, o Laboratório Eurofarma esclareceu que, “ainda está em fase de produção, devido o medicamento em questão se tratar de um medicamento biológico do qual deverá seguir os requisitos mínimos previstos”, comentou Andrea.

Ela informou também que, enquanto não for solucionada a falta desse medicamento específico, vem sugerindo aos médicos da Rede Pública de Saúde que “verifiquem a possibilidade de substituição por algum dos medicamentos disponibilizados pelo SUS para essa finalidade”.

Acompanhe a reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa

A pauta traz a proposta de Consulta Pública sobre implantação do Sistema de Biovigilância.

Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 19/02/2018 15:31
Última Modificação: 19/02/2018 16:05

Nesta terça-feira (20/2), às 10h, será realizada a 4ª reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa. Os diretores irão deliberar sobre proposta de Consulta Pública que trata da implantação do Sistema de Biovigilância. Durante a reunião também serão avaliadas propostas de consulta pública relacionadas aos ingredientes ativos dos agrotóxicos E24–Espinosidade e T43 – Terra Diatomácea.

Os diretores decidirão, ainda, a respeito da proposta de iniciativa de regulamento sobre as diretrizes para aprovação condicional das petições de alteração pós-registro de medicamentos protocoladas anteriormente à vigência da Lei 13.411/16. Além disso, a pauta prevê o julgamento de recursos administrativos.

A 4ª reunião pública da Diretoria será transmitida, ao vivo, pela internet, pelos links:

https://join-noam.broadcast.skype.com/anvisa.gov.br/7d77cedda0414a2b8f91cbd4026c5a9e (a transmissão é via Skype, em tempo real, e você também pode rever o vídeo após a reunião).

Ou assista via Datasus: http://datasus.saude.gov.br/index.php/multimidia (somente pelo Internet Explorer).

Confira a pauta completa da 4ª Reunião Pública da Anvisa em 2018.

Acompanhe a cobertura, ao vivo, também pelo Twitter (@anvisa_oficial)

Anvisa está na reta final de preparação para 1ª CNVS

A etapa nacional do evento ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em Brasília.

Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 19/02/2018 16:20
Última Modificação: 19/02/2018 17:39

A Anvisa está em fase final de preparação para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). A etapa nacional, que estava inicialmente prevista para ocorrer no final de 2017, foi reagendada e ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano. O evento será em Brasília, no Centro de Eventos do Clube Ascade (SCES Trecho 02 Conjunto 10 Lote 18).

Em 2017, a Anvisa participou ativamente das etapas preparatórias da 1ª CNVS, articulando o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para o debate sobre a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde composta, também, pelas ações de promoção e proteção à saúde realizadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária.
Conheça as ações da Anvisa na 1ª CNVS
Representação e participação ativa nas Comissões Executiva; Organizadora; de Comunicação e Mobilização e na Comissão de Formulação e Relatoria da 1ª CNVS; Instituição de Grupo de Trabalho interno e de subgrupos de formulação, mobilização e logística, com o objetivo de implementar medidas para ampliar a participação da Agência nas etapas da 1ª CNVS e de apoio ao evento; Realização de três Conferências Livres na sede da Agência, em Brasília/DF, com participação de cerca de 250 representantes das secretarias estaduais de Saúde, secretarias municipais de Saúde das capitais e dos Conselhos de secretarias municipais de Saúde dos estados de todas as regiões do país, distribuídas da seguinte forma:
Conferência Livre com as Regiões Sul e Sudeste, realizada em 7 de junho de 2017;

Conferência Livre com a Região Nordeste, realizada em 13 de junho de 2017;

Conferência Livre com as Regiões Norte e Centro-Oeste, realizada em 27 de junho de 2017.

Participação em eventos preparatórios à 1ª CNVS, com usuários, trabalhadores e gestores das áreas de Vigilância em Saúde:
Conferências Estaduais de Vigilância em Saúde: Pernambuco; Piauí; Espírito Santo; Tocantins; Minas Gerais; Paraíba; Amazonas; Maranhão e Roraima.

Outros eventos: Seminário Centrais Sindicais com Foco no Trabalho, realizado em São Paulo, Conferência Livre da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, realizada em Brasília/DF e Conferência Livre do Estado de Minas Gerais.

Produção e divulgação de material institucional elucidativo sobre as ações de Vigilância Sanitária, no âmbito da Vigilância em Saúde. (Veja os vídeos que a Anvisa produziu em: http://portal.anvisa.gov.br/cnvs/videos) Elaboração e divulgação de propostas da Anvisa para compor as diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde, visando à consolidação das ações de promoção e proteção à saúde. (Conheça as propostas da Anvisa para a 1ª CNVS em: http://portal.anvisa.gov.br/cnvs/propostas). Preparação de representantes para a etapa nacional, como delegados e convidados, além de comissões de apoio; de fiscalização e equipe de relatoria.
As Conferências de Saúde são o fórum máximo de deliberação sobre as políticas de Saúde. Assim, a 1ª CNVS será o momento de a sociedade civil debater e contribuir de forma democrática para a definição de diretrizes que vão orientar a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Saiba mais sobre a 1ª CNVS em http://www.cnvs.org.br.

Anvisa aprova novo tratamento para tipo de câncer raro

19/02/2018 Redação do Paranashop

A Anvisa aprovou o registro de Lartruvo (olaratumabe), da Eli Lilly, medicamento biológico indicado para o tratamento de sarcoma de partes moles, que compõe um grupo heterogêneo de tumores malignos para o qual os pacientes têm opções limitadas de tratamento. Durante os estudos clínicos, os pacientes que receberam Lartruvo, associado à doxorrubicina, apresentaram uma sobrevida global média de 26.5 meses, tempo 80% superior aos que apenas receberam o medicamento padrão.

Nos Estados Unidos, o medicamento da Lilly recebeu do FDA (Food and Drug Administration) designações como Breakthrough Therapy (concedida a moléculas experimentais que são consideradas grandes inovações), Fast Track (revisão regulatória acelerada quando existe uma grande urgência para que o tratamento chegue aos pacientes) e Doença Órfã (moléculas em estudo para doenças raras que não tenham uma alternativa terapêutica satisfatória).[1] Por esta inovação, a Lilly Oncologia foi reconhecida pela Fundação de Sarcoma da América com o prêmio “Vision of Hope Award”, concedido àqueles que contribuíram de forma significativa para o avanço dos cuidados, tratamento e esperança dos pacientes com sarcoma.

Sobre o sarcoma de partes moles

O Sarcoma de partes moles é um cancêr raro que representa 8% das neoplasias de crianças e 1% das neoplasias em adultos. No Brasil, estima-se que esse tipo de câncer acometa, em media, 2.8 indivíduos a cada 100 mil habitantes¹.

Referências

1 – Sociedade Brasileira de Genética Médica – https://muitossomosraros.com.br/doencas-raras/cancer-raro/sarcoma-das-partes-moles/

Para saber mais sobre a Lilly, acesse www.lilly.com.br.

vinicius@tinocomunicacao.com.br

Abbott estreia campanha de Ensure com Claudia Raia

A linha de suplementos nutricionais, Ensure, lança nova campanha sobre como podemos viver melhor com o passar dos anos.

A atriz Claudia Raia é a estrela do novo comercial da Abbott para Ensure, que promoverá a importância da saúde muscular para adultos e o papel que a nutrição pode desempenhar. Estudos mostram que a partir dos 40 anos1-4 as pessoas perdem cerca de 8% de massa muscular a cada década, e, com ela, a sua força e resistência. Ensure é uma linha de suplementos nutricionais completa e balanceada recomendada para pessoas que buscam força e resistência para um estilo de vida mais ativo.

O filme mostrará Claudia em suas atividades rotineiras, reforçando que hoje, aos 51 anos, a atriz e bailarina vive uma das melhores fases de sua vida, pois está em excelente forma e fazendo tudo o que gosta como dançar, cantar, representar, atuar e produzir.

“Entendemos que uma nutrição adequada é a base para se viver da melhor maneira possível. É por isso que desenvolvemos produtos nutricionais baseados em ciência, como a linha Ensure, desenvolvida para fornecer força e energia necessárias às pessoas que buscam uma vida mais saudável e ativa”, afirma Marcos Dumas, Gerente Geral do negócio Nutricional da Abbott no Brasil.

A campanha está sendo lançada este mês e incentivará as pessoas acima dos 40 anos a refletir sobre como alimentação e atividades físicas podem ajudá-las a viver a melhor fase de suas vidas. A criação é de F/Nazca Saatchi & Saatchi e o filme foi produzido pela YourMama.

Perfil — Na Abbott, estamos comprometidos a ajudar as pessoas a viver da melhor maneira possível, por meio do poder transformador da saúde. Por mais de 125 anos, apresentamos ao mundo produtos e tecnologias inovadores — em nutrição, diagnóstico, dispositivos médicos e medicamentos de marca -, criando mais possibilidades, para mais pessoas, em todas as fases de suas vidas. Hoje, somos 99 mil colaboradores, em mais de 150 países, trabalhando para ajudar as pessoas a viver mais e melhor.

Presente no Brasil há 80 anos, a Abbott trabalha para proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde em todo o país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 2.400 colaboradores em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. As principais unidades da Abbott no país ficam em São Paulo, Sede Administrativa; Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.| www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil.

Aprenda a identificar os medicamentos falsos

OMS estima que uso desses produtos cause a morte de 72 mil crianças por ano, vítimas de pneumonia

Uma pesquisa divulgada em novembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que um em cada dez medicamentos consumidos em países em desenvolvimento é falso. Produzidos com ingredientes errados, sem os princípios ativos necessários, em doses incorretas ou sem as condições de higiene recomendadas, esses medicamentos não só deixam de tratar as doenças para as quais são indicados como podem piorar a saúde do paciente, pois muitas vezes contêm substâncias tóxicas.

O problema afeta de forma mais dramática as regiões mais pobres do planeta. Estima-se que, anualmente, o uso de medicamentos falsos no tratamento de pneumonia cause a morte de ao menos 72 mil crianças, e cerca de 116 mil mortes por malária poderiam ser evitadas na região da África Subsaariana com o uso de medicamentos adequados. Os dados foram coletados pela Universidade de Edimburgo e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, a pedido da OMS.

Ainda de acordo com a pesquisa, drogas usadas no tratamento de infecções bacterianas e da malária respondem por cerca de 65% dos medicamentos falsos. O número é preocupante sobretudo quando se leva em consideração o recente aumento nos casos de malária no Brasil: segundo o Ministério da Saúde, foi registrado em 2017 um crescimento de 28% da doença em relação a 2016.

“Identificar um medicamento falso muitas vezes é uma tarefa difícil, já que sua aparência costuma ser quase idêntica à original. Por isso, é importante ficar atento aos itens da embalagem que atestam sua procedência. É importante lembrar também que todos os medicamentos originais podem ser consultados no site da Anvisa”, explicou Adriano Heleno Ribeiro, farmacêutico da Extrafarma, rede nacional de farmácias.

Sobre a Extrafarma

Com 57 anos de tradição, a Extrafarma juntou-se em 2014 aos negócios do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

A rede de farmácias se encontra em forte expansão no país e tem hoje cerca de 400 lojas e 7 mil colaboradores diretos. Seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma, possui mais de 6 milhões de clientes cadastrados.

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Comissão Europeia faz estudos sobre legalização da maconha para fins medicinais

19/02/2018 16h49 Da Agência EFE

A Comissão Europeia (CE) segue estudando, através de relatórios de especialistas, se deve ou não legalizar a maconha para fins medicinais no bloco europeu, explicou nesta segunda-feira (19) uma representante do organismo em um debate sobre esta questão na Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu. A informação é da EFE.

"Surgem muitos pontos de vista e opções. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições estão há anos trabalhando nisso. Alguns relatórios dizem que é conveniente e outros que é o contrário. Por isso, é preciso se aprofundar nas pesquisas", explicou a especialista da CE sobre delitos ambientais, Paola Mazzarini.

A representante da Comissão Europeia se pronunciou assim em resposta a uma pergunta elaborada pela eurodeputada Estefanía Torres, do partido político espanhol de esquerda “Podemos”, que defendeu a regularização medicinal da cannabis porque "acabaria com os impedimentos à pesquisa médica e melhoraria a qualidade de vida de muitos doentes", apontou.

No mesmo debate, a eurodeputada do Partido Popular espanhol, Pilar Ayuso, opinou que dado os diferentes resultados dos relatórios elaborados pelas distintas organizações internacionais, é preciso iniciar "uma pesquisa de verdade, que nos demonstre o verdadeiro valor terapêutico" da planta.

O uso medicinal de cannabis já está regularizado dentro da União Europeia em países como Bélgica, Áustria, Itália, República Tcheca, Polônia, Macedônia, Croácia e Alemanha.

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Medicamentos inéditos para o câncer no Brasil

Publicada em: 19/02/2018 – 08:15

Aprovado o uso de lenalidomida, durvalumabe, olaratumabe e netupitanto associado com palonosetrona

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou quatro novos medicamentos para o câncer no Brasil. A lenalidomida, o durvalumabe, o olaratumabe e o netupitanto associado com a palonosetrona são medicamentos inéditos no país e ampliam as variedades para o tratamento de diferentes tipos de câncer. Os produtos chegarão ao mercado de acordo com a programação de cada fabricante. Esses medicamentos trazem muitos benefícios para os pacientes oncológicos. Um dos produtos, o netupitanto em associação com a palonosetrona, por exemplo, está aprovado para prevenção de náuseas e vômitos, um dos efeitos colaterais mais temidos pelos pacientes. “Todos esses medicamentos com suas indicações específicas trarão muitos benefícios aos pacientes em tratamento. Um medicamento novo para controle de um efeito colateral como náuseas traz significativos resultados na resposta ao tratamento”, destaca a farmacêutica do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Michelli Schaefer.

Durvalumabe
Foi aprovado para o tratamento em segunda linha do carcinoma urotelial para doença localmente avançada ou metastática com progressão durante ou após o tratamento com platina. É um anticorpo monoclonal contra o receptor PD-L1. A inibição do PD-L1 no tumor e estroma tumoral aumenta a eficácia do ataque imunológico dos linfócitos T contra as células neoplásicas. “Essa aprovação pela Anvisa amplia as opções em tratamento deste tipo de câncer em segunda linha e naqueles pacientes que não toleram a quimioterapias”, observa a farmacêutica do CTCAN.

Olaratumabe
Em associação com a doxorrubicina, o olaratumabe tem indicação para tratamento de sarcoma de partes moles. É um anticorpo monoclonal que reconhece e liga-se especificamente à proteína PDGFR-a (receptor-a do fator de crescimento derivado das plaquetas). Essa proteína estimula o crescimento e divisão celular. A inibição do PDGFR-a pelo olaratumabe resultou em aumento da sobrevida global quando comparado à doxorrubicina em monoterapia. “É uma boa opção de tratamento para pacientes que não podem fazer radioterapia ou realizar procedimento cirúrgico”, destaca Michelli.

Lenalidomida
Em combinação com dexametasona, a lenalidomida é indicada para paciente com mieloma múltiplo refratário ou recidivado que já tenham recebido pelo menos um tratamento anterior. Também tem indicação para pacientes com anemia dependente de transfusões decorrentes de síndrome mielodisplasica. “A Anvisa definiu algumas regras para o controle especial do medicamento, pois pode causar malformação congênita grave. O tratamento foi regulamentado como produto controlado”, pontua a farmacêutica.

Netupitanto
O netupitanto, associado com a palonosetrona, foi aprovado para prevenção de náuseas e vômitos agudos ou tardios em pacientes que estão em tratamento quimioterápico de alto e moderado potencial emetogênico. De acordo com a farmacêutica do CTCAN, é uma novidade que beneficiará os pacientes que estão em tratamento, pois é o segundo efeito colateral mais temido entre os pacientes oncológicos, impactando significativamente na qualidade de vida. “Em estudos de fase 3 já pode-se perceber sua eficácia e boa tolerabilidade, com atividade por vários dias no organismo. As sociedades Americana e Europeia já fazem essa recomendação, e agora está disponível no Brasil, podendo beneficiar mais pacientes, tornando o tratamento oncológico mais confortável”, enfatiza Michelli.

Exeltis anuncia aquisição da marca Gynotran® da Bayer, indicada para infecções vaginais, no Brasil e América Latina

Exeltis, laboratório europeu focado na Saúde da Mulher e parte da multinacional farmacêutica Insud Pharma, anuncia a aquisição da marca Gynotran® da empresa Bayer para o tratamento de infecções vaginais.

Esta aquisição faz parte da estratégia da Exeltis de expandir sua presença no mercado brasileiro e de tornar-se uma das empresas líderes no segmento de Saúde da Mulher nos próximos anos.

A partir desta data, a Exeltis assume no Brasil a distribuição, comercialização e promoção de Gynotran® à classe médica, mantendo os mesmos preceitos éticos e de qualidade garantidos pela Bayer até então.

Segundo o Diretor Global da Exeltis, Yann Brun, “a Exeltis tem como objetivo ser uma referência para o cuidado da saúde da mulher em todas as suas etapas, e por isso estamos muito satisfeitos com esse acordo que, com o suporte da empresa Bayer, vai nos permitir ter uma resposta para um dos principais motivos da visita que a mulher faz ao ginecologista. No Brasil, anualmente cerca de 1,5 milhão de mulheres serão

acometidas por episódios agudos de candidíase vaginal”.

Sobre Exeltis: Rethinking Healthcare

Fundada em 2013, a Exeltis é o resultado da evolução natural e do crescimento sustentado do negócio farmacêutico do Grupo Insud Pharma, um grupo integrado de ciências da saúde com Sede Principal em Madri, Espanha e com 40 anos no mundo.

A Exeltis combina seu espírito inovador com a experiência e o conhecimento do Grupo, transformando-se em uma organização global com capacidade de descobrir, desenvolver, produzir e comercializar produtos farmacêuticos e dispositivos médicos que possam auxiliar na melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A Exeltis conta com uma sólida posição na área de Saúde da Mulher e

também em outras áreas como Sistema Nervoso Central, Respiratórios, Dermatologia e Oftalmologia.

Conta ainda com o suporte de 15 plantas industriais em Europa, Ásia e América; mais de 6 mil profissionais distribuídos em suas 40 subsidiárias ao redor do mundo e 10 centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a encontrar soluções inovadoras e novos tratamentos que atendam às necessidades de pacientes e profissionais da saúde.

No Brasil, a Exeltis iniciou suas atividades em 2015 com o objetivo de cuidar da saúde de mães e crianças brasileiras, trazendo soluções diferentes e inovadoras nos cuidados com a saúde. A sede administrativa da empresa está na Vila Olímpia, Cidade de São Paulo, e o Laboratório de Qualidade e Centro de Distribuição estão na cidade de Goiânia, GO. A empresa conta hoje com uma equipe de 87 Propagandistas altamente

capacitados, distribuídos em todo o território brasileiro.

Sobre a Bayer : Science For A Better Life

A Bayer é uma organização global com competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Os produtos e serviços da Bayer são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento.

A Bayer se adere aos princípios da sustentabilidade e como bom cidadão corporativo, atua de maneira social e eticamente responsável. No exercício de 2016, o Grupo, com aproximadamente 99.600 funcionários, obteve o faturamento de 34.900 milhões de euros, realizou investimentos em capital de 2.200 milhões de euros e destinou 4.400 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento.

Mais informações em www.bayer.com

Esclarecimento

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Novo medicamento elimina herpes ocular

19/02/2018 Saúde

A estimativa do OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que 67% da população global está infectada com HSV-1 (vírus simplex do herpes – tipo 1) que causa o herpes ocular e o labial.

A boa notícia é que o HSV-1 pode ser eliminado da córnea, lente externa do olho responsável pela refração da luz. É o que mostra um estudo inédito realizado na Universidade de Illinois (Chicago), recentemente divulgado pela renomada revista Science Translational Medicine. O medicamento tem como princípio ativo o BX79, substância que bloqueia a síntese proteica do vírus. A pesquisa também revela que o BX79 não causa toxidade que poderia levar as células da córnea à morte e é um antiviral de amplo espectro capaz de combater inclusive uma cepa do HSV-1 resistente ao antiviral aciclovir, largamente utilizado para tratar este tipo da infecção,.

Risco da recorrência

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier a descoberta do novo medicamento é, sem dúvida, de grande importância. Isso porque atualmente o tratamento é feito com antivirais e corticosteroides que não curam a doença e o novo medicamento elimina o vírus. O tratamento hoje permite a recorrência da crise herpética que afina a córnea, torna o vírus resistente, predispõe ao glaucoma nos casos de uso prolongado de corticosteroide e pode até provocar uma perfuração do olho afetado.

Este foi o caso de Nélida Lorenzo que chegou ao consultório com o humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular, vasando em um lenço. Queiroz Neto conta a levou imediatamente ao centro cirúrgico, onde selou a perfuração com cola de cianoacrilato. O oftalmologista explica que a perfuração poderia levar à perda do globo ocular caso o humor aquoso continuasse vazando por mais tempo. A cola permitiu manter a marca da perfuração que prioriza o transplante de córnea, além de ter ação bactericida e evitar a necrose. Por isso, em cinco dias ela já tinha passado pelo transplante e retomado as atividades.

Como o HSV-1 é contraído

Queiroz Neto afirma que a maioria das pessoas carregam o HSV-1 pela vida toda sem jamais ter uma infecção ocular. Por isso, o vírus pode ser contraído pelo beijo de uma pessoa que nem desconfia estar contaminada. A saliva, secreção nasal e das vesículas que se formam ao redor das pálpebras ou dos lábios nas crises herpéticas são os veículos de transmissão elencados pelo especialista. “O herpes só se manifesta nos olhos quando o HSV-1 se instala na raiz do nervo oftálmico”, explica. Apesar de ser uma doença contagiosa, ressalta, geralmente só afeta um olho e tem sintomas bastante parecidos com a conjuntivite: dor no olho, vermelhidão. lacrimejamento, sensibilidade à luz e redução da acuidade visual.

Prevenção

O oftalmologista afirma que este novo medicamento pode demorar alguns anos para chegar ao mercado. Ele destaca que os principais gatilhos das recidivas de crises herpéticas são: queda da imunidade, outras viroses, exposição excessiva ao sol, stress físico ou emocional e distúrbios odontológicos. Por isso, recomenda noites regulares de sono e alimentação balanceada para prevenir recidivas. Outra dica do oftalmologista é incluir na dieta queijos, ovos, peixes, leite e seus derivados. Isso porque, contêm lisina. um aminoácido que estimula a hibernação do vírus, diminui a replicação e o tempo de recuperação. A absorção desta substância naturalmente varia de uma pessoa para outra, mas o consenso é de que o ideal é consumir de 1 a 3 gramas de lisina/dia, conclui.