Presas proprietária e gerente de farmácias em Novo Hamburgo e São Leopoldo por venda e armazenamento de medicamentos sem procedência

Letícia Castro 24/05/2017

Na manhã dessa quarta-feira (24) foi realizado o cumprimento de mandados de busca e apreensão em duas residências, além da fiscalização de duas farmácias nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Policiais Civis da Decon (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor), Saúde Pública e Propriedade Imaterial, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), atuaran em ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia.

As diligências policiais ocorreram após denúncias sobre a venda e armazenamento de medicamentos sem procedência nesses locais. Os agentes públicos constataram diversas irregularidades, sendo localizados e apreendidos variados tipos de medicamentos para uso exclusivo e restrito à apresentação de receituário médico, tarjas vermelha e preta, todos sem procedência lícita comprovada.

De acordo com o delegado Liedtke, titular da Especializada, alguns dos medicamentos sem procedência apreendidos eram de venda estritamente controlada, cuja comercialização é vinculada à retenção de receituário médico.

Segundo o diretor de Investigações do Deic, delegado Sander Cajal, a venda desses medicamentos sem a apresentação da necessária prescrição médica ocasiona sérios riscos a saúde desses consumidores, em especial, a utilização de remédios controlados.

As presas foram autuadas na sede da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor pela prática de crime contra saúde pública e contra as relações de consumo e serão encaminhadas ao sistema carcerário gaúcho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta