Santa Catarina terá sorvete à base de uva de altitude

13 de março de 2017 às 10:25

Ernani Garcia, da Vinícola Abreu Garcia, e Marcelo Baracuhy, da YPY Sorvetes, anunciam o lançamento do primeiro sorvete à base de uva de altitude do país.

Santa Catarina terá o primeiro sorvete à base de uva de altitude do país, a mesma utilizada para a produção dos vinhos. O lançamento já tem data, será no último final de semana da 4ª Vindima, festa que comemora a colheita das uvas, entre os dias 24 e 26 de março. O sorvete será degustado pelo público que visitar a feira em São Joaquim, que reúne produtos de todas as vinícolas.

A ideia do produto surgiu de uma conversa entre os proprietários da fábrica de sorvetes Ypy, Marcelo Baracuhy, e da Vinícola Abreu Garcia, Ernani Garcia. Os experimentos começaram há cerca de um mês, com a visita dos diretores da fábrica de sorvetes de Florianópolis aos vinhedos de Campo Belo do Sul, para a coleta de matéria prima, o mosto – suco extraído da uva.

Para chegar ao produto final, foram desenvolvidas 15 variações de sabores durante a fase de testes. Destes, 10 foram eliminados e 5 foram apresentados a um grupo de especialistas em vinhos e sorvetes na última terça-feira,   quando foram definidos dois sabores: sorvete branco à base de uva Vermentino, e tinto à base de Malbec.

O sorvete será genuinamente catarinense, com uvas da serra colhidas na Abreu Garcia, e a produção em Florianópolis, na fábrica de sorvetes Ypy. Com os sabores aprovados, agora começa a produção para degustação, no encerramento da Vindima, que este ano prevê um movimento de 55 mil visitantes, sendo 3 mil só nos estandes da feira. O próximo passo será viabilizar a produção em larga escala para que o produto chegue até os pontos de venda e supermercados.

ABREU GARCIA

A Vinícola Abreu Garcia foi implantada em 2000, na Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol, altitude e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas viníferas. A plantação do primeiro vinhedo ocorreu em outubro de 2006, e o primeiro cacho de uva foi colhido em março 2009. Neste ano, a colheita segue a todo vapor. Com a ajuda do clima e das temperaturas, a previsão da Abreu Garcia é de excelente safra, com estimativa de 40 toneladas de uva para 2017. Quase o dobro do ano passado.

YPY SORVETES

A fábrica foi instalada em Florianópolis em dezembro de 2013, às margens da SC-401, no bairro Cacupé. Hoje já são cerca de 800 pontos de venda em todo o país: 50% em Santa Catarina, 35% no Rio Grande do Sul, 10% no Paraná e 5% em Brasília. Nesta semana, a Ypy chegou também em São Paulo.

Com crescimento expressivo no mercado desde 2015, quando a marca saiu de Florianópolis e chegou na Serra Gaúcha, a Ypy vem ganhando o país. Já está em Curitiba, Joinville e norte de Santa Catarina, Porto Alegre e Brasília. No período de um ano, o número de clientes cresceu cerca de 320%.  Entre as metas, o mercado do norte do Paraná, o oeste de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com processo de produção todo automatizado, a fábrica tem capacidade para produzir 3.000 sorvetes no palito por hora e 5.400 potes de sorvete por hora.

Fonte: http://economiasc.com.br/santa-catarina-tera-sorvete-a-base-de-uva-de-altitude

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta