Supermercados esperam crescimento de vendas de 8,34% no Natal

05 Dezembro 2017 15:00

Segundo pesquisa, os varejistas estão otimistas e esperam que as vendas superem as expectativas

Apesar da retomada lenta da economia, os supermercados se preparam para um fim de ano marcado pela estabilidade. A Pesquisa Natal 2017, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revela que a projeção do crescimento nominal das vendas no Natal é de 8,34%. Apesar do número ser 1,22% menor em relação ao ano passado, em termos gerais os varejistas estão otimistas e esperam que as vendas superem as expectativas.

A especialista em promoções e precificação, Marcela Graziano, CEO da Smarket, defende que o cenário de estabilidade exige, mais do que nunca, que os comerciantes analisem o comportamento dos produtos para tomarem decisões corretas. "Como a procura por produtos não será crescente, é importante que sejam feitas ações para promover as mercadorias que atraiam os clientes para gerar um maior volume de vendas", ressalta Marcela.

Do panetone ao espumante

Apesar da projeção menor do que a do ano passado, a expectativa dos comerciantes é que as vendas de produtos típicos de Natal, como frutas, panetone e bebidas, cresça em relação à 2016. Para tanto, muitos apostam em promoções que estimulam a compra de determinados produtos – concentrando o lucro na quantidade e não no valor único de uma mercadoria.

Marcela alerta para a realização correta das ofertas: "uma dica importante é não promover absolutamente todos os itens. Por exemplo, se o varejista tiver promoção de peru, chester, cerveja, refrigerante, espumante, frutas secas e todo o mix que é vendido no Natal, como irá recompor sua margem? É preciso escolher com muito critério quais itens terão o papel de atrair os consumidores e quais itens não têm uma percepção de preço tão forte para que, nesses, ele possa posicionar seu preço de forma adequada, mas sem comprometer sua margem".

Para gerar maior lucro e superar a projeção de vendas no Natal, de acordo com a especialista, o segredo é investir em promoções estratégicas, sem correr o risco de perder produtos e incentivar a venda das mercadorias tradicionais da época.

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