Supermercados faturam R$ 338 bilhões em 2016
Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)
Resultado é 7% superior ao faturamento nominal do ano anterior, segundo pesquisa do setor
O setor supermercadista brasileiro faturou R$ 338 bilhões em 2016, o que representa crescimento nominal de 7,1% em relação ao ano anterior e corresponde a 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto). É o que aponta levantamento divulgado nesta terça-feira (02/05) na Apas Show em parceria com as empresas Nielsen, Kantar Worldpanel, GfK e IBOPE. A Apas Show é a feira da Associação Paulista de Supermercados.
O Estado de São Paulo registrou um crescimento nominal de, aproximadamente, 10%, com faturamento de R$ 102 bilhões e provocou a geração de 518 mil empregos diretos em 2016. Apenas no ABCD foram inauguradas duas novas unidades da rede Bem Barato, além de quatro unidades no modelo “express” de outras bandeiras.
Para 2017, a perspectiva apontada pelo estudo é de um crescimento nas vendas de 1,5% a 2,5% mais acentuado no último trimestre do ano. O levantamento também traz comportamentos do consumidor para driblar a queda econômica, como 42% dos entrevistados migraram para marcas mais baratas; 22% reduziram o gasto no supermercado e consumiram menos, mas sem trocar marcas; 7% retraíram a alimentação fora do lar ou lazer; enquanto que 5% diminuíram gasto com vestuário e bens duráveis.
"O lado positivo é que antes de trocar de marca, 58% buscam outras medidas para economizar, sem impactar na lealdade, e 18% afirmam que não mudou hábitos ou cortaram gastos", destacou Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da Apas.
Para atrair o consumidor, a pesquisa aponta que os supermercados priorizaram estratégias alinhadas à economia, com destaque para os programas de fidelidade, que chamam a atenção por desconto em produtos, reembolso, brindes e frete grátis. O setor mostra que 53% dos brasileiros participam de algum programa de fidelidade, contra 67% da média global.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!