Aumento do interesse dos supermercados por flores garante venda antecipada para o Dia das Mães

Os resultados das vendas para o Dia das Mães não poderiam ser melhores para o mercado floricultor: o ingresso de novas redes de supermercados no comércio de flores permitiu um crescimento de 25% dos produtos de corte, como rosas,
09/05/2017

Os resultados das vendas para o Dia das Mães não poderiam ser melhores para o mercado floricultor: o ingresso de novas redes de supermercados no comércio de flores permitiu um crescimento de 25% dos produtos de corte, como rosas, kalanchoes e alstroemérias, entre outras, fazendo com que grandes produtores, como o Grupo Swart, garantissem a venda antecipada, em março, de 60% de sua produção.

Os produtores de flores estão animados com o Dia das Mães. De acordo com a Cooperativa Veiling Holambra, que responde por cerca de 45% do mercado nacional de flores e plantas ornamentais, o crescimento das vendas em volume este ano deve ser 8% maior em comparação a 2016.

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento positivo foi o ingresso de novas redes de supermercados no comércio de flores e plantas ornamentais. Segundo a Cooperativa Veiling, houve um aumento de 17% na quantidade de pontos de venda direta ao consumidor em 2017, se comparado ao ano passado, principalmente no Sudeste e no Sul do Brasil.

“Novas empresas foram atraídas por perceberem o grande potencial que nossos produtos têm dentro das lojas, além da ótima aceitação junto ao público consumidor”, comenta Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa.

As flores de corte, como rosas, kalanchoes e alstroemérias, entre outras, por exemplo, são as mais procuradas nesses pontos de venda, registrando um crescimento de 25% dentro do mercado chamado de autosserviço. Para os produtores, esse crescimento garantiu a venda antecipada de grande parte da produção por meio da negociação direta com os atacadistas através da Cooperativa.

Pré-venda

O Grupo Swart, um dos maiores produtores de rosas e kalanchoes do Brasil, com unidades em Holambra (SP), Andradas (MG) e na Serra de Ibiapaba (CE), por meio da Cooperativa Veiling Holambra já havia vendido, em março, cerca de 60% de toda a sua produção prevista para o Dia das Mães. “O restante será, certamente, absorvido pelos consumidores na primeira quinzena de maio”, prevê Victor Schiavon Villa Nova, diretor do Grupo Swart.

As preferidas

Para o Dia das Mães, o Grupo Swart está apostando nas rosas de corte, principalmente na cor vermelha, das variedades Ipanema e Samourai que trazem botões grandes, e com hastes mais longas de 60 e 50cm. Para as rosas coloridas, a aposta é para as tonalidades Avalanche+ (branca), Peach Avalanche+ (champagne), Candy Avalanche+ (rosa bicolor) e a Shock Avalanche+ (rosa claro), além da Revival (em tom rosa chiclete com botões médios) e a Déjà Vu (amarela), produzidas nas unidades de Andradas (MG) e Ubajara (CE).

Também devem ser bem procurados os buquês que de kalanchoes de corte, encontrados em cores delicadas e femininas, como as variedades Tender White (branco), Sunny (amarelo claro), Vintage Pink (rosa), Blossom Pink e Adorable Pink (rosa claro), Juicy Pink (salmão a rosa mais forte), Sweet Pink (pink), Warm Orange (laranja) e Beautiful Red (vermelho).

Os grandes eventos, como o Veiling Market, realizado em meados de março, e a Apas Show, feira que reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior que acontece essa semana em São Paulo, contribuem para fomentar e estimular a venda das flores.

“No Veiling Market tivemos a oportunidade de conversar e negociar diretamente com os atacadistas os produtos que ofertaremos para o Dia das mães e Dia dos namorados, principalmente. Na Apas, vislumbramos a oportunidade de mostrar aos supermercadistas como as flores podem agregar novos valores no relacionamento deles com os consumidores finais”, explica Victor.

Qualidade e tecnologia

O Grupo Swart destaca-se pela excelência da qualidade de suas flores. Os kalanchoes que produz, por exemplo, são resistentes ao hormônio do envelhecimento (etileno) e, por isso, duram pelo menos quatro vezes mais do que as variedades disponíveis no mercado. Essas variedades foram desenvolvidas na Dinamarca pela empresa de melhoramento genético Knud Jepsen e são produzidas no Brasil, em Holambra, pelo Grupo Swart.

Há dois anos o Grupo lançou, com muito sucesso junto aos decoradores e floristas, os kalanchoes de corte, que também duram até quatro semanas em um vaso apenas com água.

Vasos também em alta

Apesar das flores de corte serem as preferidas no Dia das Mães, os kalanchoes em vaso estão fazendo cada vez mais sucesso pela delicadeza e durabilidade de suas flores. Destaque para os kalanchoes dobrados nas cores branco, amarelo e rosa claro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta