Moradores reclamam de demora e falta de remédios na Farmácia Cidadã de Vila Velha
Eles dizem que esperam horas no local e, às vezes, saem sem o que queriam. Governo diz que problemas pontuais estão relacionados a fornecedores.
Por Tatiane Braga, TV Gazeta
09/05/2017 15h46
VC no ESTV: clientes da farmácia cidadã na Grande Vitória reclamam de desorganização
Aqueles que precisam pegar remédio na Farmácia Cidadã de Vila Velha, Grande Vitória, reclama da falta de respeito quanto à espera de horas, a falta de lugar para sentar e, muitas vezes, a ausência de medicamentos.
O aposentado Darcy Lenke é diabético e sofre de anemia grave. Ele está à espera de um transplante de rins e depende de medicamentos para contornar os problemas de saúde, mas, há 40 dias, está sem um deles, porque não consta na farmácia cidadã.
“Eles alegam que estão aguardando o remédio, mas não chega. Se quiser comprar, tem que ter dinheiro, porque custa caro, em torno de R$ 1,6 mil cada ampola. Eu não tenho condições de comprar”, disse.
Quem aguarda atendimento garante que a espera dura horas. “A minha senha é a 150 e, agora, está na faixa de 42. Eu não saio daqui antes das 14h. Lá dentro, tem gente de cadeira de rodas, gente de muleta, gente com fome, está entupido, os banheiros não têm papel, falta copo descartável e, principalmente, falta respeito a quem precisa”, falou o autônomo Ângelo Correa.
Mesmo depois de esperar, muitas pessoas saem do local em o que foram buscar. “É a terceira vez que está em falta. Eu não posso comprar esse remédio, que é para depressão. O jeito é aguentar”, disse o aposentado José Freitas.
A corretora de saúde Zenilda Gomes apela às autoridades. “Semana passada, eu não consegui. O da minha mãe, mês passado, tive que comprar, porque não tinha a medicação. Eu acho que os nossos governantes deveriam olhar mais pra gente, porque, se a gente está aqui nessa fila, é porque a gente não tem condições de comprar medicação cara”, declarou.
Governo
A gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Gabriele Freitas, falou que os problemas pontuais estão relacionados ao Ministério da Saúde e a fornecedores.
“Eles não têm entregado as medicações na data correta. A gente pede, notifica, multa esses fornecedores, mas, mesmo assim, a gente não consegue a resposta em tempo hábil. A gente está fazendo uma programação ainda maior para essas medicações, mandando para o ministério, de fato, qual é nossa necessidade. E a gente também tem feito ações internas, de tentar remanejar com outros locais, ver com outros estados se tem a possibilidade de fazer o empréstimo”, explicou.
Quanto às reclamações sobre a estrutura dos locais, a gerente disse que já há conversas em andamento para a substituição dos espaços físicos.
“A secretaria tem ciência e, por isso, estamos correndo atrás, junto aos secretários de saúde municipais. De Vitória e da Serra, a gente já está conseguindo uma conversa para tentar trocar o espaço físico. Quanto a Vila Velha, existem boas notícias, porque a gente já conseguiu preparar todo o esboço da troca do lugar e a gente acredita que até o final do ano a gente consiga fazer essa troca”, afirmou Gabriele.
Ela disse ainda que, para não perder a viagem procurando o medicamento, é só telefonar ou entrar no site da farmácia. Os telefones são 3636-8417 e 3636-8418 e o site é www.farmaciacidada.es.gov.br. As informações no site são atualizadas duas vezes por semana.
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