PL proíbe venda de carne moída em supermercados
A carne escolhida terá que ser moída na frente do consumidor
10/05/2017 15:28
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Aracaju um Projeto de Lei (PL) que determina que as carnes moídas vendidas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais terão que ter especificadas nas embalagens as respectivas partes da carne bovina que foi moída. O PL também visa proibir a venda do produto em estabelecimentos que não tenham o equipamento para moer a carne na frente do consumidor.
"A preocupação que tenho, que não acho justo com o consumidor é que ele adquira algo que não tem conhecimento. Se eu quero quinhentas gramas de contra filé moído, eu vou comprar o contra filé e mandar moer na minha frente. Aí sim eu sei o que estou comprando", diz o vereador Vinícius Porto, autor do Projeto de Lei.
A iniciativa, que segundo o parlamentar foi motivada depois da deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal em março deste ano, foi apresentada aos vereadores na sessão plenária desta manhã, 10. Vinícius Porto ninforma que um levantamento foi feito em supermercados e estabelecimentos de Aracaju e em nenhum dos locais visitados foi encontrada carne moída embalada com as devidas especificações.
O vereador Vinícius Porto é autor do PL apresentado na sessão plenária desta quarta, 10
"Uma carne de terceira pode estar sendo vendida como se fosse carne de primeira. O conumidor tem o direito de escolher que tipo de carne ele quer. Da forma como está sendo feita o consumidor está sendo lesado, a saúde pública está sendo lesada e, portanto, nós temos que tomar medidas para fazer com que o cidadão sergipano não tenha prejuízos", afirma.
Vinícius Porto informa, ainda, que fará uma reunião com a Vigilância Sanitária Municipal para a apresentação da proposta do Projeto de Lei, que também visa a inspeção das carnes moídas embaladas pelos órgãos fiscalizadores. "A Vigilância pode apresentar emendas, meus colegas vereadores também. O importante é que isso acabe definitivamente", diz o vereador. O PL deve entrar para votação na próxima semana.
Por Moema Lopes
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!