Logística do bem

12/05/17 | Equipe Online – online@jcruzeiro.com.br

Por iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sorocaba passou a contar nesta semana com o projeto Mesa Brasil, que já existe em várias outras cidades e que no ano passado distribuiu 42 toneladas de alimentos. A ideia é absolutamente simples, mas só se torna viável quando tem por trás uma entidade como o Sesc para dar a estrutura operacional e a credibilidade necessária. Consiste em recolher alimentos onde eles estão sobrando, mas em boas condições de consumo, ou seja, percorrer estabelecimentos atacadistas, hortifrútis, quitandas e supermercados, entre outros, previamente cadastrados e distribuí-los imediatamente para entidades também cadastradas onde serão utilizados para complementação alimentar dos assistidos.
Embora seja novidade em Sorocaba, onde começou a funcionar na última quarta-feira, com a coleta pela manhã de 954 quilos de alimentos que à tarde foram destinados a 14 entidades beneficentes, o projeto Mesa Brasil já existe há vários anos e funciona em pelo menos 50 municípios do Estado de São Paulo. Em Sorocaba, o projeto conta com dois caminhões do tipo baú refrigerados para preservar a qualidade dos alimentos. Esses veículos percorrem os locais onde há doações, um serviço chamado de colheita urbana, e levam os alimentos doados (frutas, verduras, pães, frios, laticínios, sucos etc.) que não serão mais vendidos, mas estão em condições de serem consumidos. Todo esse material passa pela avaliação de uma nutricionista que descarta o que não está em boas condições e encaminha o restante para as entidades credenciadas, sem nunca formar estoques. A exceção é uma unidade de São Paulo onde o Sesc possui um Centro de Captação e Armazenagem que serve para receber doações de grandes volumes, geralmente encaminhados pelas indústrias de alimentos e que redistribui essas doações para várias cidades. Há em Sorocaba uma lista de 14 entidades credenciadas, mas a ideia é aumentar para 50, assim como o número de doadores.
A origem do Mesa Brasil está nos anos 1990 junto com vários movimentos de combate à fome, do qual se destacou pelo pioneirismo a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que inspirou vários outros movimentos similares. O ponto de partida desses movimentos foi a constatação, naquela época, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) da existência no Brasil de 32 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. Desde então, associações, organizações não governamentais e outros tipos de entidades passaram a construir uma rede de segurança alimentar que hoje auxilia milhões de famílias carentes. Uma característica marcante da Ação da Cidadania e, talvez, um dos principais motivos de seu sucesso, foi a grande rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil, composta por lideranças comunitárias e participação de todos os setores sociais.
Temos em Sorocaba, por exemplo, o Banco de Alimentos, uma iniciativa de sucesso na distribuição de alimentos coletados a famílias cadastradas em seus programas. O Banco de Alimentos trabalha principalmente com produtos excedentes doados por comerciantes e produtores rurais que vendem sua produção na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) ou são doados por supermercados ou indústrias. São em geral produtos de boa qualidade, mas que fogem do padrão de comercialização dos estabelecimentos. O canal de distribuição passa pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) existentes em Sorocaba que atendem milhares de famílias distribuindo toneladas de alimentos semanalmente.
Em fase inicial de funcionamento, o Mesa Brasil do Sesc está cadastrando doadores de alimentos e entidades que queiram recebê-los, mas para isso é preciso que tanto doadores como receptores sejam empresas ou entidades formalmente constituídas. O objetivo do projeto não é fornecer a totalidade de alimentos distribuídos pelas entidades, mas agregar valor nutricional às refeições preparadas pelas instituições cadastradas com as doações recebidas diariamente. Uma iniciativa inteligente de como levar alimentos a quem precisa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta