Personalização de medicamentos e orientação farmacêutica

Com a média de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos, a Fórmula & Cia investe em qualidade, infraestrutura e orientação farmacêutica.

Autor: Edécio Roncon / Vera Graça

Para o diretor-proprietário Marcos Ebert a capacitação da equipe de profissionais é fator primordial para uma farmácia de manipulação.

A Fórmula & Cia. – Farmácias com Manipulação, de Campinas, chega à média de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos. O seu diretor-proprietário, Marcos Ebert, prevê em 2017, em razão da conjuntura econômica atual, manter o mesmo faturamento de 2016, em torno de R$ 3,5 milhões. A empresa, que completa 28 de anos de atividades, no próximo mês de setembro, conta com sete laboratórios nas suas duas unidades, que produzem cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas. A Fórmula conta com 81 colaboradores e nove profissionais farmacêuticos.

Na sua campanha de descarte responsável – Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo, voltada aos clientes, a Fórmula chegou a 3,7 mil quilos de remédios vencidos coletados.

Marcos Ebert avalia que aliado aos investimentos realizados pela Fórmula nos seus sete laboratórios e na qualidade no atendimento, a ampliação das possibilidades oferecidas na manipulação de medicamentos, bem como a internacionalização do segmento, têm contribuído para que a empresa amplie a sua atuação. “A manipulação de medicamentos em dosagens personalizadas tem crescido em todo o mundo e isso também tem se refletido no Brasil. A capacitação da equipe para fazer o que o médico prescreve é fator primordial para uma farmácia de manipulação”, explica o diretor-proprietário da Fórmula.

A farmacêutica e diretora Técnica da Fórmula, Márcia Piva, acrescenta que a orientação dos profissionais farmacêuticos aos clientes – a chamada Atenção Farmacêutica é outro fator importante. “Nossa equipe de nove profissionais farmacêuticos está capacitada para essa tarefa, inclusive orientando e tirando possíveis dúvidas dos clientes durante o período de tratamento”, acrescenta.

LABORATÓRIOS – Marcos Ebert ressalta que os investimentos contínuos da Fórmula & Cia, nos seus sete laboratórios garantem a qualidade dos medicamentos manipulados. “Nos nossos laboratórios a renovação de ar ocorre a cada três segundos. Quando a porta se abre, há diferença de pressão de uma área para outra, evitando que haja contaminação entre os laboratórios. Os profissionais que atuam nos laboratórios usam paramentação adequada – aventais, toucas, luvas, máscaras, entre outros, que são descartados toda vez que eles saem do laboratório. Tudo de acordo com nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos”, explica o diretor.

MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS – Ao mesmo tempo em que a população conhece cada vez mais sobre a possibilidade dos medicamentos personalizados, através das informações dos profissionais médicos, as novidades no segmento de manipulação não param. A diretora Técnica da Fórmula, afirma que a individualização do medicamento através do comprimido orodispersível, que se dissolve rapidamente na saliva, sem a ingestão de água, é uma dessas novas possibilidades, antes apenas acessível na indústria farmacêutica e que agora também acessível para a manipulação.

Ela ressalta que a indicação para essa apresentação do medicamento em forma de comprimido orodispersível sempre será feita pelo médico do paciente, em consonância com o farmacêutico responsável pela manipulação. As vantagens do orodispersível são muitas: fácil administração em pacientes com dificuldades de deglutição (geriátricos, pediátricos, psiquiátricos, acamados ou hospitalizados), absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana), com desintegração rápida na boca, em torno de 10 a 60 segundos, melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável, sendo ainda uma forma farmacêutica inovadora e de excelente aceitação pelo paciente, aumentando a adesão ao tratamento.

Outras formas de apresentação de medicamentos manipulados, como os em forma de gomas flavorizadas – laranja, morango ou chocolate, ajudam a diminuir o sabor amargo de alguns medicamentos, proporcionando assim uma adesão mais fácil, principalmente por parte do público infantil.

A modulação hormonal, nova corrente de tratamento, também tem ampliado as possibilidades de personalização, oferecida pelas farmácias de manipulação, afirma a diretora Técnica da Fórmula.

DESCARTE RESPONSÁVEL – Desde 2007, a Fórmula & Cia. teve a iniciativa pioneira, no sentido de conscientizar a população para a destinação correta dos remédios vencidos, colaborando com a preservação do meio ambiente. A campanha, batizada de Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo, sobre esse tema ambiental é tão importante, que a Fórmula chega à marca de 3,7 mil quilos de remédios vencidos coletados. A campanha foi tão bem sucedida, que diversas Câmaras Municipais já têm legislação específica e outras empresas do segmento também já estão adotando o descarte correto. Ebert acrescenta que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta da Fórmula & Cia, é custeado integralmente pela empresa.

A Fórmula & Cia. tem sistema de atendimento através do 0800-111747.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta