O mercado global de cerveja continua a surpreender
22 de maio de 2017
Drinktec2017 é o evento número um para a indústria de cerveja
Cerca de 44% dos visitantes da última edição da drinktec vieram do negócio de cerveja. O que mostra que a drinktec 2017, a feira mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, continua a ser o mais importante evento internacional para o setor cervejeiro. Entre 11 e 15 de setembro deste ano, todos os envolvidos na produção de cerveja estarão reunidos no centro de exposições Messe München: grandes e pequenas cervejarias, produtores locais e regionais, cervejarias artesanais, microcervejeiros e cervejeiros amadores. E aqui eles vão encontrar tudo o que precisam para produzir uma cerveja excelente.
Atualmente, a sede global de cerveja está diminuindo. Pela primeira vez, cervejeiros em todo o mundo viram o mercado cair em dois anos sucessivos – em 2014, 0,5%, e em 2015, 1,5%. As principais razões para isso são as difíceis condições econômicas gerais e a crescente instabilidade política. Mas, o mercado mundial de cerveja está agora, fortemente consolidado. De acordo com o Statista, os cinco maiores grupos cervejeiros representaram pouco mais da metade de todas as vendas de cerveja, um mercado de 1,93 bilhões de hectolitros. Vai tornar-se ainda mais importante para cada cervejaria ser capaz de produzir de forma eficiente e flexível. Para isso, elas precisam da tecnologia certa, processos de fabricação que economizam energia, além de investimento contínuo no negócio.
Drinktec: soluções para grandes e pequenas cervejarias
Para o setor de cerveja, a drinktec 2017 oferece tudo o que é necessário para a produção e comercialização de cerveja. Soluções sob medida podem ser encontradas tanto para cervejeiros amadores quanto para cervejarias artesanais, bem como empresas de propriedade familiar e cervejarias em grande escala. Em geral, cerca de 80% dos expositores oferecem soluções e tecnologia para o mundo da cerveja.
Os expositores irão apresentar a tecnologia específica do processo da cerveja da cervejaria, da filtração até o equipamento analítico necessário no Hall B2. As matérias-primas e os fornecedores do lúpulo estarão no Hall B1 e os fornecedores de restaurantes e catering, assim como os sistemas da dispensing estarão Hall A1.
Existe uma nova seção denominada Familiar e Artesanal no Hall C1, onde pequenos fabricantes de cerveja amadores poderão encontrar o equipamento certo para a sua produção. A drinktec está, portanto, reagindo a uma tendência que está ganhando terreno na Alemanha. Hoje, estima-se que existam 17 mil cervejeiras amadoras na Alemanha, e a fronteira entre a produção para consumo doméstico e a atividade comercial, não é clara.
A exposição adjacente denominada drinktec@SIMEI nos Halls C1 e C2, onde maquinários, tecnologia e equipamentos para produção e processamento de vinho estarão em exibição, também será um atrativo a parte para cervejarias artesanais, que ocasionalmente gostam de envasar suas cervejas especiais em garrafas de vinho finas e grandes.
Cerveja artesanal – uma história de sucesso
Claro, que na indústria cervejeira, nem tudo é medido em termos de tamanho. Pequenas e médias cervejarias são geralmente bem colocadas para encontrar seu nicho e para preenchê-lo. A onda cada vez mais forte da cerveja artesanal está avançando em quase todos os continentes. Na Europa, na Ásia e na Austrália, muitas pequenas cervejarias estão começando.
Nos Estados Unidos, a “terra-mãe” do movimento artesanal, o mercado aumentou em quase 13% (em vendas) e 16% (em receita) em 2015, de acordo com a Brewers Association, um mercado global que estava estagnado. Estas cervejarias pequenas representam agora mais de 12% do segundo maior mercado mundial de cerveja.
Graças à cerveja artesanal, um novo dinamismo está sendo injetado nos mercados de lúpulo em todo o mundo, que sofreram anos de paralisação. Anos atrás, os produtores norte-americanos de lúpulo começaram a cultivar novas variedades e os cervejeiros artesanais experimentaram diferentes nuances de sabor. Agora, outras regiões estão seguindo o exemplo. Por exemplo, a região de Hallertau, na Baviera, está produzindo novas variedades alemãs, com nuances altamente aromáticas.
Fonte: Assessoria de imprensa da drinktec
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!