IEL São Paulo prepara executivos da Novartis para atuar na área de acesso ao mercado
Executivos do grupo Novartis participaram, nos dias 10 e 11 de maio, do curso de Relações Governamentais realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A pedido da empresa, o programa foi oferecido in company e abordou conceitos básicos de política e politicas públicas em geral, lobby e relações institucionais, além das características da atuação no setor de saúde. As aulas também destacaram como é, como funciona e como se relacionar com os stakeholders (público estratégico).
De acordo com Cristina Giancotti, da área de Public Access – Oncology do grupo Novartis, o relacionamento da sociedade com o estado é um processo que necessita de ética, transparência e profissionais qualificados. “Desta maneira, a preocupação é capacitar os profissionais que atuam nesta área e precisam entender como é o ciclo das políticas públicas no contexto da saúde, a importância do mapeamento dos stakeholders, como são feitas as defesas de pleitos junto ao governo e como devem acontecer estas interações para que sejam claras e transparentes”, diz.
Giancotti afirma ainda que as decisões governamentais são fatores que podem impactar a competitividade das empresas e que, por isso, o processo de elaboração de políticas públicas pelo governo não pode ser esquecido. “A partir do acompanhamento das ações do governo é possível identificar antecipadamente riscos e oportunidades. O objetivo desse alinhamento é minimizar os possíveis danos e construir vantagens competitivas para a empresa”, justifica.
Para o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e IEL (SP), Carlos Alberto Pires, o desenvolvimento de cursos com temas como Relações Governamentais vem de encontro às necessidades das empresas. “Está em conformidade com a missão do IEL que é oferecer capacitação à indústria sempre visando a preparação para atuar em um mercado cada vez mais competitivo”, finaliza.
GRUPO NOVARTIS – Há mais de 80 anos no Brasil, a Novartis possui 2.700 colaboradores e tem como foco a inovação. Nos últimos três anos, a empresa investiu mais de R$ 222 milhões em pesquisas clínicas beneficiando mais de 30 mil pacientes em mais de 300 centros de pesquisa no país.
O grupo Novartis possui duas unidades fabris no Brasil: uma fábrica no Butantã, em São Paulo, que atua na produção de produtos farmacêuticos para o tratamento de glaucoma e pós-cirúrgicos. A outra, por sua vez, está localizada na cidade de Cambé (PR), onde realiza a produção de genéricos.
Por Sirlei Pires
Da Agência CNI de Notícias
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!