Começa hoje a 27ª edição da Expocachaça

Da Redação

Começa hoje a 27º edição da Expocachaça, que será realizada até o próximo dia 11 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Considerada a vitrine mundial da bebida, a Expocachaça comemora, em 2017, 20 anos de atividades ininterruptas.
Com um público de mais de 2 milhões de visitantes ao longo de duas décadas, a Expocachaça recebe produtores de Minas Gerais e outros estados, apresentando diversas marcas da bebida para comercialização.

A novidade desta edição será o lançamento de uma unidade móvel pioneira: a carreta Alambique-Escola Brasil de capacitação e aperfeiçoamento da mão de obra da cadeia produtiva e de valor do agronegócio da cachaça. A iniciativa vem atender a demanda dos estados produtores da bebida, como elemento catalisador do processo de modernização do setor, levando até os produtores o conhecimento necessário para produzirem com qualidade e dentro dos padrões legais e exigidos pelo mercado de bebidas destiladas no mundo, tornando a cachaça um produto mais competitivo.

Segundo José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça, o evento foi o principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre, retirando a bebida do gueto a que esteve relegada por muitos anos, promovendo sua divulgação nos mercados interno e externo. “O sucesso do evento está na sua concepção de feira e festival, com uma proposta aberta a novos expositores e uma programação mais eclética e complementar, em que negócios, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo, cultura e espetáculo interagem em convivem harmonicamente”, ressalta.

Outro destaque da Expocachaça é a 11ª edição do Brasil Bier, festival que acontece dentro da feira e que apresenta as principais microcervejarias do cenário nacional. Diversos produtores de cachaça, em busca de novos caminhos e oportunidades nos negócios, estão entrando também no mercado de cervejas, como a Cachaça Folhas de Oliva, por exemplo.

A feira contará também com a 6ª Avaliação com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças dos Expositores da 27ª Expocachaça. O concurso é realizado por profissionais qualificados e coordenados por Lorena Simão, do Laboratório Amalize Maia; Renato Frascino, coordenador de diversos cursos de bebidas e técnico sensorial de alimentos e bebidas, e Renato Costa, presidente da ABS – Associação dos Somelieres do Brasil – MG.
A Expocachaça estará aberta de 8 a 11 de junho. De quinta a sábado, das 12h às 00h; domingo das 10h às 22h. Será realizado no Expominas (Av. Amazonas, 6030 – Gameleira), em Belo Horizonte.

Homenagem

O DIÁRIO DO COMÉRCIO e a repórter de agronegócio, Michelle Valverde, serão homenageados no próximo sábado, 10 de junho, durante a Expocachaça, no pavilhão Expominas, em Belo Horizonte. Na ocasião, 20 jornalistas receberão um troféu como símbolo de agradecimento pela parceria e apoio à feira em 20 anos de existência. “Profissionais que, com o seu trabalho, ajudaram a construir esse sucesso e a valorização dessa bebida que faz parte da história e cultura do nosso País”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta