Mercado de cervejarias artesanais promete dobrar de tamanho em 5 anos

Com diversas marcas ganhando prêmios mundialmente, a qualidade das cervejas especiais fica cada dia mais em evidência no País. Estimativas indicam um futuro promissor para o segmento

São Paulo – Premiada mundo afora, a cerveja brasileira está conquistando cada vez mais os consumidores. Com este mercado em ebulição, diversas franquias e unidades de marcas próprias de cervejarias artesanais estão surgindo e apresentando ganhos.

Criado em 2004 com o intuito de fornecer informações sobre as especificidades das cervejas, o portal Mestre-Cervejeiro.com cresceu e resolveu abrir seu primeiro ponto de venda fixo em 2009. A aposta foi certeira, e desde 2012 a empresa segue um plano de expansão agressivo pelo modelo de franquias. Atualmente, a marca detém 60 operações espalhadas por mais de 40 cidades no País.

"Hoje, o Brasil é o terceiro [maior] mercado de cerveja no mundo. O segmento artesanal no Brasil representa 1,5%. [Mas] a estimativa é que chegue a 3% em cinco anos. A mesma coisa vale para as cervejarias. O crescimento está muito acelerado. Hoje, nós temos 400 lojas de cervejarias no País, e a expectativa é que em cinco anos esse número dobre, chegando a 800 unidades", afirma o diretor do Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff.

Com objetivo de terminar 2017 com 100 operações no Brasil, a rede já apresenta ganhos significativos. No último ano, o Mestre-Cervejeiro.com alcançou um faturamento de R$ 18 milhões, alta de 206% em comparação com 2015. A projeção para este ano é seguir o ritmo e elevar o faturamento para R$ 41 milhões, alcançando um novo avanço de 127%.

Para promover uma experiência única ao cliente, as cervejarias apostam em opções exclusivas para se diferenciar em um mercado competitivo. "Hoje, nós temos três cervejas próprias e a nossa intenção é lançar um novo rótulo a cada três meses", diz Wolff.

Novo conceito

Medalha de ouro na principal competição entre cervejarias do mundo em 2014, a World Beer Cup, a Wäls lançou recentemente um barrel room para atrair os aficionados da marca. O Ateliê Wäls, inaugurado no início deste mês em Belo Horizonte, funciona como uma loja conceito que, além das bebidas típicas da marca, oferece produtos exclusivos como chaveiros, bonés e camisetas.

"A ideia por ora é presentear Belo Horizonte por ser a nossa cidade raiz. Não temos planos em curto prazo. Queremos curtir o ateliê, que tem sido um grande sucesso desde o primeiro dia", explica o sócio fundador da Cervejaria Wäls, José Felipe Carneiro.

Após destacar-se nesse mercado, a Wäls foi adquirida pela Ambev em 2015. A negociação, inclusive, já impactou significativamente os ganhos da cervejaria mineira. Em 2016, a Wäls apresentou um faturamento 70% superior em relação ao ano anterior. Hoje, ao lado das cervejarias Bohemia e Colorado, a aquisição da Wäls é uma tentativa da Ambev de aumentar a fatia da divisão de cervejas especiais dentro do faturamento do grupo.

Entrantes

A partir do próximo dia 24 de junho, São Paulo receberá um novo boteco especializado em cervejas artesanais: o Soul Botequim. Fundado pelo sommelier Humberto Ribeiro, em um investimento estimado em R$ 500 mil, a casa nasce com o propósito de oferecer qualidade aliada a um preço justo. Até o final do próximo ano, a ideia é chegar a cinco unidades – todas localizadas em São Paulo.

"O Soul é uma loja que quer preço justo. É um botequim bem brasileiro. Um lugar de acolhimento, e para confraternização. Espero que a gente consiga obter sucesso com esta primeira operação e, a partir dela, pretendemos projetar uma escala de crescimento", afirma o fundador do Soul Botequim, Humberto Ribeiro.

Com intuito de promover uma experiência diferente ao consumidor, o Soul Botequim já firmou algumas parcerias com food trucks da região. Além disso, o estabelecimento contará com 10 torneiras de chopes de rótulos distintos, e um cardápio com opções em linha com outros bares.

Felipe Mendes

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