Agroindústrias são treinadas para usarem boas práticas na fabricação de alimentos

Capacitação é uma norma exigida pela Vigilância Sanitária para regularização de agroindústrias em Cacoal (RO). Cidade possui 42 agroindústrias regularizadas ou em processo de regularização.

Por Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata

14/06/2017 23h18

Agroindústria recebe treinamento sobre boas práticas na fabricação de alimentos em Cacoal

Durante três dias, produtores que trabalham com agroindústrias foram capacitados sobre as boas práticas de fabricação de alimentos em Cacoal (RO). O curso, que é obrigatório para todas as pessoas que manipulam e produzem alimentos, foi realizado em uma sala do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Agricultura Jorge Murer, Cacoal possui 42 agroindústrias regularizadas ou em processo de regularização. Neste curso, os participantes aprendem sobre todas as normas de higienização e como devem se portar durante a produção dos alimentos que serão consumidos por seres humanos.

“Será orientado sobre o uso de adornos durante a manipulação do alimento, uso de vestes adequadas, higienização das mãos, instalações, uso de produtos químicos. T tudo isso precisa ser verificado para garantir a segurança alimentar da população que consumirá esse produto”, contou Murer.

Cacoal possui agroindústrias voltadas para a produção de queijo, iogurte, mussarela, leite, cachaça, mel, frango, artesanato, entre outros.

Segundo o consultor do Senar Paulo Arruda, além de ser obrigatório, é importante que os produtores participem desse curso, pois adquirem conhecimento sobre os processos de higiene e sanitários exigidos pelos órgãos de regularização.

Arruda conta que essas boas práticas devem começar na retirada da matéria-prima com total higienização.

“Caso todas etapas não sejam seguidas de forma correta, os consumidores podem ser contaminados, causando infecções intestinais ou intoxicações, ou até mesmo levando a morte de quem comer esse alimento de má qualidade”, explicou o palestrante.

O curso foi aplicado pela Prefeitura de Cacoal e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a participação de 15 agroindústrias. A próxima turma será atendida no mês de julho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta