Programa implantado em rede de supermercados de SC transforma resíduos orgânicos em adubo
Composto é destinado para horta, de onde são colhidos nove mil produtos por mês.
Por Anaísa Catucci, Especial Do G1 SC
22/06/2017 17h48
A adoção de ações sustentáveis por empresas catarinenses tem feito diferença na elaboração de estratégias alinhadas ao compromisso ambiental e social. Com boas práticas que envolvem a otimização dos recursos naturais, uma rede de supermercados na Grande Florianópolis aproveita todo o potencial dos resíduos orgânicos e transforma em biofertilizante natural, o que acaba agregando valor ao que seria simplesmente descartado. O exemplo integra a série de reportagens do especial SC+ e demonstra uma Santa Catarina mais consciente.
No total as quatro lojas da rede Hippo geram cerca de uma tonelada de lixo orgânico por dia, que deixam de ir para os aterros sanitários e resultam na produção de pelo menos sete toneladas de adubo por mês. O composto é destinado para a horta com 60 espécies de hortifruti plantadas numa área de 30 mil metros, de onde são colhidos nove mil itens por mês.
“Trabalhamos com o ciclo completo do alimento, que começa no ato de plantar e vai até a sua reutilização com o biofertilizante natural, e oferecerecemos para o cliente um alimento orgânico de qualidade, com todas as garantias necessárias de procedência”, afirma a coordenadora de marketing da rede Giselle Silva Schmitz.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil. Todo o volume vai parar em aterros sanitários, onde são depositados com os demais resíduos e não recebem nenhum tratamento específico.
Afim de proporcionar um novo destino para os resíduos, a rede de supermercado apostou no conceito da eco-sustentabilidade. Ao desenvolver projetos pioneiros voltados ao consumo responsável e à consciência ecológica, a rede de supermercados envolve todos os colaboradores na separação do lixo por setores.
O programa foi implantado em 2003 em parceria com o agrônomo Vinicius Tomazela, que na época, desenvolveu a parte técnica no projeto vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No processo, o lixo orgânico das lojas é colocado em bombonas, que são lacradas e levadas ao centro de compostagem que fica no bairro Sorocaba, em Biguaçu. Após a transformação do material em adubo, parte é destinada para a horta e outra retorna aos clientes por meio da troca de pontos no cartão da rede.
“Conseguimos elevar a taxa de reciclagem, que passou de 24% para 90%, que é considerado um índice elevado para o segmento”, explica a coordenadora. Além disso, a rede participa de programa para reduzir o impacto do descarte do óleo de cozinha e incentiva o uso de sacolas retornáveis.
O espaço da horta ôrganica é aberto para receber visitas de alunos da Grande Florianópolis, onde eles podem aprender mais sobre o ciclo de reciclagem de materiais orgânicos, além de acompanhar o trabalho com a terra na plantação de legumes e hortaliças.
Serviço
Empresa: Rede HippoO que faz: desenvolve projetos pioneiros voltados ao consumo responsável e à consciência ecológicaInício das atividades: fundada em 1997 e início da compostagem em 2003Lojas: Florianópolis e PalhoçaMais informações no site
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!