Market share em volume da cerveja artesanal passará de 0,7% em 2015 para cerca de 9% em 2022

No Brasil – que é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo – o segmento de cerveja artesanal possui apenas 0,7% do volume da indústria, mas a tendência é que esse número chegue a cerca de 9% até 2022

Apesar da crise econômica ter modificado as preferências dos consumidores refletindo em uma queda pontual no ritmo de crescimento do mercado de craft beer, especialistas em inteligência de mercado da aceleradora estimam no longo prazo uma taxa composta de crescimento anual de 50% ao ano no volume de mercado de craft beer no país. Para o CEO da Bier Hub, Marcelo Saraiva, a tendência é reflexo de um movimento que já vem acontecendo há alguns anos em outros países. “Na contramão do cenário conservador de crescimento do tamanho da indústria, o segmento de cervejas artesanais cresce impulsionado pela tendência Fly to Quality, “beba menos, beba melhor”. Observamos que esse crescimento do mercado de cervejas artesanais está ocorrendo nos Estados Unidos há alguns anos, onde essa tendência promoveu o início da disruptura da indústria tradicional e registrou um crescimento de 17% em 2013, frente a um declínio de 2% da indústria como um todo”.

Com esse cenário otimista do mercado e o desafio de revolucionar o mercado de cervejas artesanais para fomentar o segmento e democratizar conscientemente a bebida, a Bier Hub impulsiona a atuação de microcervejeiros e para isso oferece estrutura financeira e administrativa, produção, distribuição e entusiasmo empreendedor para o crescimento da marca e conquista de mercado em escala nacional e internacional. Em apenas um ano, a empresa brasileira Bier Hub já produziu 16 mil litros de cerveja e 11 cervejeiros já conseguiram transformar seus hobbies em negócio, por meio da aceleração e do suporte da empresa.

“Nascemos com esse propósito, de realizar sonhos e ser o vetor da disruptura desse mercado. Estamos muito felizes, pois lançamos um modelo de negócio inédito no mundo e vemos que estamos no caminho certo com uma projeção de crescimento de 20% ao mês até o fim do ano”, diz Marcelo.

Histórico da Bier Hub

Marcelo conta que a ideia da Bier Hub surgiu em uma conversa de bar. “Estávamos no Capitão Barley, em São Paulo, bar do qual eu sou sócio, quando eu e meu sócio Diego Valverde falamos sobre o boom do mercado de craft beer e percebemos que existia a vontade de tornar a produção caseira de cervejas em um negócio. Para isso, os cervejeiros caseiros enfrentavam alguns desafios, como pouco acesso ao capital, dificuldade para crescer, gerenciar e conquistar mercado. Vimos que poderíamos reunir as competências de gerenciamento desses negócios com a descoberta e disseminação de cervejas de qualidade. Decidimos então começarmos pelos eventos pilotos e, em abril de 2016, fizemos o primeiro evento piloto em São Paulo, no Capitão Barley. Assim surgiu a Bier Hub e junto com ele nossos festivais”, diz Marcelo.

Desde o primeiro Bier Hub Festival, a Bier Hub já realizou 12 festivais pelo Brasil, em cidades como São Paulo, Salvador, Brasília e Florianópolis. Segundo Marcelo, o plano é levar os festivais para as principais regiões do país e, em um futuro próximo, expandir para o exterior. “Estudamos o mercado internacional e percebemos que nos Estados Unidos e em alguns lugares da Europa, onde o mercado de craft já é mais consolidado, ainda existem desafios para os microcervejeiros – tanto no acesso ao capital, distribuição das cervejas e barreiras culturais e nós estamos aqui para viabilizar e ultrapassar esses desafios seja no Brasil ou no exterior”, finaliza Marcelo.

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