Bebida milenar à base de chá vira oportunidade de negócio para empresário catarinense
Empreendedor apostou na produção de 'kombucha' e conquistou clientela.
Por Pricilla Back, Especial Do G1 SC
28/06/2017 17h02
Os adeptos da alimentação saudável já descobriram os benefícios de uma bebida natural muito consumida no exterior, principalmente, na Ásia – a kombucha. Durante uma viagem aos Estados Unidos, o economista Rafael Strapazzon conheceu a bebida, decidiu trazer a novidade para Santa Catarina e criou a Strappa Live Kombucha.
“Quando eu voltei ao Brasil, procurei a bebida e não encontrei. Foi aí que eu percebi que era uma oportunidade de negócio”, revela.
A bebida é, na verdade, um chá fermentado, produzido a partir de uma colônia de bactérias, conhecida como scoby. Essa colônia de bactérias é o que dá característica à bebida, levemente gaseificada e ácida. O processo de fabricação leva cerca de 20 dias e após o preparo, o ideal é consumir em até 60 dias. Segundo especialistas, a kombucha ajuda a regular o trato intestinal e na desintoxicação do organismo.
Rafael iniciou preparando a bebida para amigos e familiares. “Eu sou sócio em uma cervejaria e, depois de vários testes, decidi testar a kombucha com os nossos clientes. Foi um sucesso”, afirma o empreendedor.
De acordo com a pesquisa Euromonitor, a venda de produtos como água e sucos naturais registrou um crescimento de 2,51% e 5,1%, respectivamente, em 2016, enquanto a categoria de refrigerantes segue em queda. Nos últimos anos a retração chega a -5,3%.
“A bebida é feita com ingredientes 100% naturais e orgânicos. O produto é feito à base de chá, quase sempre preto ou verde. Essa mistura passa por um processo de fermentação e acidificação e se transforma na kombucha. Além de ser um produto natural é muito saboroso”, afirma. Além disso não tem adição de nenhum aditivo alimentar, com baixo teor de açúcar e valor calórico, livre de alimentos alergênicos, glúten e lactose.
Segundo a nutricionista Débora Bottega, a Strappa kombucha gera durante sua fermentação vitaminas do complexo B, leveduras e bactérias do bem, que além de gerarem a acidez característica da bebida, auxiliam em funções gástricas, intestinais, imunológicas, com potencial atividade antifúngica e antibacteriana.
O público alvo são pessoas que buscam uma alimentação mais natural e produtos com poucas calorias, diz Rafael. “O Ministério da Saúde lançou um novo guia alimentar e recomendou que as pessoas troquem os alimentos processados por produtos naturais. E essa é uma das nossas preocupações, tudo o que usamos é orgânico”, diz Rafael.
De olho nesse mercado, o empresário investiu cerca de R$ 150 mil na construção de uma fábrica. “Espero produzir 6 mil litros por mês até o final desse ano, e nos próximos, atingir a capacidade mensal de 30 mil litros”, revela. Os planos também incluem a expansão das vendas nas regiões sul e sudeste.
“Um dos desafios para o crescimento da empresa é a questão logística. O produto precisa de uma cadeia refrigerada e isso acaba limitando um pouco os planos de expansão. Mas já estamos firmando parcerias e o objetivo é chegar a todo o país”, finaliza o empresário. O produto chega ao consumidor final com um preço que varia entre R$ 15 e R$ 18, a garrafa de 500ml.
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