Unidade do Farmácia Popular será fechada em Araraquara, diz prefeitura
Verba do governo federal para o programa vai para as secretarias de Saúde, que devem aumentar o estoque de remédios para compensar o fechamento.
Por G1 São Carlos e Araraquara
30/06/2017 15h19
Sem verbas, Farmácia Popular vai fechar as portas em Araraquara, SP
A Unidade do Farmácia Popular de Araraquara (SP) será fechada até o término do estoque de remédios, segundo comunicado da prefeitura. O dinheiro do governo federal gasto com todas as unidades próprias do país vai agora para as secretarias municipais de Saúde, que devem aumentar o estoque de remédios para compensar o fechamento.
“A responsabilidade da manutenção e provimento de medicamentos era do Ministério da Saúde, que tomou a decisão de fechar o programa e manter apenas as farmácias credenciadas, que fornecem medicamentos gratuitos em três programas: hipertensão, diabetes e asma. Em contrapartida iremos incrementar a distribuição de medicamentos nas unidades de saúde”, contou a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain.
O último lote de medicamentos chegou há cerca de 20 dias e deve durar no máximo 15 dias, segundo a secretária. A mesma grade de medicamentos oferecidas pelo programa está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Recursos
Ao todo, 367 unidades do Farmácia Popular em todo o Brasil deixaram de ser custeadas pelo governo federal, após decisão do Ministério da Saúde. Segundo o governo federal, estados e municípios terão um incremento de 10% para a compra de medicamentos da atenção básica do SUS, equivalente a R$ 100 milhões por ano.
Uma alternativa para a população é o programa Aqui tem Farmácia Popular, disponível em farmácias privadas credenciadas diretamente com o governo federal. Os medicamentos podem ser retirados gratuitamente ou com descontos nos preços.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!