Farmácias populares são fechadas no Espírito Santo. Veja em quais municípios!
Em março deste ano, o Ministério da Saúde anunciou o fechamento das unidades do programa Farmácia Popular, onde quase 400 foram desabilitadas
TV Vitória
Redação Folha Vitória
Unidade das farmácias populares que funcionavam em municípios do Espírito Santo foram fechadas.
A unidade do Bairro Jardim América, em Cariacica foi uma delas. No interior do Estado, farmácias de Alegre, Nova Venécia e São Mateus também foram desabilitadas. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério da Saúde, o fechamento foi necessário por conta de um corte de verbas.
Em março de 2017, o Ministério da Saúde anunciou o fechamento das unidades do programa Farmácia Popular, que distribui medicamentos gratuitos, ou com até 90% de descontos no país. Ao todo, 393 unidades do programa, que eram custeadas pelo governo federal, pararam de receber verbas. O programa foi criado em 2014. Com o fim do repasse de recursos federais para a manutenção da Farmácia Popular, a unidade no Bairro Jardim América encerrou as atividades na última sexta-feira (30).
O programa federal Farmácia Popular continuará oferecendo remédios gratuitos ou com preços reduzidos em drogarias particulares. Na rede municipal, os medicamentos da atenção básica continuam a ser distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde, e na farmácia básica central, em Alto Lage. Para continuar o atendimento à população de Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende aprimorar a gerência de atenção farmacêutica, organizando o fluxo de distribuição de remédios nas farmácias municipais de acordo com a demanda, perfil de consumo e sazonalidade dos medicamentos.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!