Farmácias Populares são fechadas em Hortolândia
A Prefeitura informou que recebeu um ofício do Governo Federal oficializando o encerramento do convênio
6/7/2017 07:26 ACidadeON/Campinas ACidade ON
Unidades já estão sem funcionar na cidade
Duas farmácias populares localizadas no Centro e no Jardim Amanda, em Hortolândia, foram fechadas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura informou que recebeu um ofício do Governo Federal oficializando o encerramento do convênio. O Município tem um prazo de 30 dias para formalizar o inventário e as pendências necessárias no caso da unidade do Jardim Amanda, que fechou as portas na última semana. Já, a unidade que estava fechada para mudança de endereço no Centro, não será mais reaberta.
A Prefeitura explicou que o Ministério da Saúde é que mantém as unidades, sendo o governo federal responsável por decidir sobre a extinção do serviço.
O Governo Federal informou que o fechamento de unidades tem relação com a nova política de distribuição das verbas para medicamentos, que serão, na análise do Ministério da saúde, mais bem aproveitadas com a compra de remédios e distribuição em Unidades Básicas de Saúde, ao invés de se gastar os recursos com estrutura das farmácias.
O programa Farmácia Popular foi implantado em Hortolândia em 2006, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini. A iniciativa do Governo Federal garantiu o acesso da população à mais de 110 itens farmacêuticos gratuitamente ou a preço de custo, o que representa uma redução de até 90% no valor destes produtos e medicamentos, se comparado ao preço de mercado. Os principais medicamentos que fazem parte do programa são os anticoncepcionais e os indicados para hipertensão e diabetes.
As pessoas que utilizavam os serviços da Farmácia Popular devem procurar uma das farmácias particulares do município conveniadas com o programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, estabelecimentos que também oferecem medicamentos gratuitos ou com preços acessíveis. Em Hortolândia, 34 farmácias têm convênio com o Governo Federal.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!