Exportações da Pif Paf registram expansão de 42%

Empresa investe R$ 20 milhões para aumentar vendas externas

Mara Bianchetti

A Pif Paf Alimentos está se reposicionando em relação ao mercado internacional dadas as circunstâncias do mercado interno/Washington Alves

As exportações da mineira Pif Paf Alimentos, que atua no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais, avançaram 42% de janeiro a maio deste ano sobre o mesmo período de 2016. O número é resultado de um aporte de R$ 20 milhões realizado neste exercício. E os investimentos não param por aí, já que a meta da companhia é dobrar a participação das vendas externas no faturamento do grupo ainda neste exercício.

As informações são do gerente de Exportação da Pif Paf, Edson Cavalcante. Embora não tenha revelado o montante que a empresa ainda vai investir até o fim do ano, ele indicou que novos aportes deverão ocorrer, segundo o gerente, já que a empresa está apostando estrategicamente no aumento dos embarques.

“Estamos investindo em todo o processo fabril. Desde os campos, por meio dos aviários, passando pelo aprimoramento e adequação das linhas de produção, até o relacionamento com os mercados onde a empresa já atua”, revelou.

Segundo ele, a meta da companhia é encerrar 2017 com participação de 10% do faturamento em exportações. A empresa fechou o ano anterior com fatia de 4,5%. Com o resultado obtido entre janeiro e maio o percentual saltou para 7,5%. “A ambição agora é chegar a 10% até o fim do exercício”, completou.

Somente em maio, a alta chegou a 80% em relação ao mesmo mês de 2016, com destaque para os variados tipos de cortes de frango. Conforme Cavalcante, os resultados têm sido possíveis pelos próprios esforços da companhia e também pelo câmbio mais favorável aos embarques.

Atualmente, a empresa exporta para mais de 15 países, como Japão, Hong Kong, Cingapura, Rússia, Angola, Cuba, Vietnã, entre outros. O gerente ressaltou que, por enquanto, a busca é por aumentar os embarques para esses mercados, mas novas portas podem se abrir até o fim de 2017. “Seguimos buscando fortemente a aprovação para vender para a China, o que alavancará ainda mais as exportações”, ressaltou.

Além disso, o frigorífico de Palmeiras de Goiás acabou de obter autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para exportar produtos para a Europa. O resultado é mais uma oportunidade para a Pif Paf trabalhar novos mercados consumidores.
Em relação ao desempenho dos negócios, Cavalcante disse que 2017 tem sido um ano interessante para a empresa, que no período de janeiro a maio obteve crescimento de cerca de 10% sobre a mesma época do ano anterior.

Conforme ele, o desempenho tem sido possível justamente em função da estratégia de se reposicionar em relação ao mercado internacional, dadas as circunstâncias do mercado interno, em virtude do cenário econômico e político brasileiro. “Estamos sempre buscando nos reposicionar. Seja no mercado interno, externo ou por meio do lançamento de novos produtos”, observou.

Com sede corporativa em Belo Horizonte, a empresa tem dez unidades industriais e sete produtivas, gerando mais 20 mil toneladas de produtos acabados por mês, entre cortes e industrializados de aves e suínos, massas e vegetais. Ao todo, a companhia promove o abate de 74 milhões de aves e 554 mil de suínos por ano.

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