Mais de meia tonelada de alimentos são descartados em supermercados da Barra

Além dos produtos impróprios para consumo, Procon Rio verificou divergência de preços das mercadorias

por O Globo
11/07/2017 16:29 / Atualizado 11/07/2017 16:30

RIO — Em mais uma etapa da Operação Secos e Molhados, realizada segunda-feira, o Procon Rio descartou 566,9 KG de produtos impróprios para consumo em três supermercados da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, que foram autuados pelo órgão.

No Hipermercado Extra, localizado na Avenida das Américas, 1.510, os fiscais descartaram 561,3kg de alimentos impróprios para o consumo. Dentre eles, estavam 390kg de linguiça calabresa, 120kg de salsicha, 15kg de peito de peru, 10kg de presunto e 2,800kg de queijo, todos fora do prazo de validade. Outros 20kg de mortadela e 3,5kg de orelha suína estavam sem especificação do prazo de validade. Além dos produtos impróprios, a fiscalização detectou outros problemas no estabelecimento: fonte do valor da prestação a prazo maior do que a do preço do produto à vista, área de pescado sem barreira de proteção, pallets (suportes para caixas) de madeira nas câmaras de congelados (a legislação determina que os suportes sejam de plástico) e ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

Já na filial do Mundial da Praça Desembargador Araújo Jorge, 96, estavam vencidos 4,100kg de ganache meio amargo e 1,500kg de ganache de chocolate branco. As barreiras da área de pescado eram impróprias, possibilitando a manipulação pelo consumidor, e pallets de madeira foram encontrados na câmara de congelados. Os fiscais também encontraram divergências de preços de produtos entre a gôndola e o caixa.

No Carrefour da Avenida das Américas, 5.150, havia pallets de madeira na câmara de laticínios e ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

Consultado sobre o resultado da operação, o Extra reforçou que pauta suas ações no respeito ao cliente, trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores e tem rigoroso procedimento para auditar as instalações das suas lojas. No que diz respeito aos produtos apontados pelo órgão, a rede informa que foram imediatamente descartados. A loja esclareceu, ainda, que as providências referentes à sua estrutura e atualização de documentos estão em andamento. A comunicação do preço apontada pelo órgão também foi prontamente corrigida.

O Mundial informa que os pontos levantados na operação realizada pelo Procon Rio já foram corrigidos. Com 73 anos de atuação no mercado do Rio de Janeiro, a rede diz respeitar o trabalho realizado pelo órgão e busca atender todas as orientações estabelecidas, prezando sempre pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.

O Carrefour, por sua vez, disse que o episódio, que configura fato pontual e isolado, não condiz com as práticas da empresa. Esclarece ainda que prontamente reforçou os procedimentos internos e orientações às suas equipes. Em nota, a empresa reiterou seu compromisso com a qualidade dos produtos que comercializa e com o atendimento à legislação vigente.

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