Em Uberaba, Farmácia Popular encerra atividades nesta sexta-feira
O encerramento das atividades não prejudicará assistência à população, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Por G1 Triângulo Mineiro
12/07/2017 10h56
As atividades da Farmácia Popular em Uberaba serão encerradas na próxima sexta-feira (14). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu que o encerramento das atividades não prejudicará a assistência à população. A medida busca redirecionar os recursos que eram destinados à rede própria da Farmácia Popular diretamente para a aquisição de medicamentos.
Na última semana, a SMS, por meio do Departamento de Assistência em Farmácia, apresentou para o Conselho Municipal de Saúde os detalhes sobre o encerramento das atividades da Farmácia Popular no município, após definição do Ministério da Saúde, e as mudanças no repasse de compras para medicamentos. Todo o mobiliário e medicamentos em estoque na unidade serão doados para a rede de saúde do município.
Gabriela Vizzotto, farmacêutica responsável do Departamento de Assistência em Farmácia, explicou que a decisão foi feita devido 80% do valor de custeio anual das farmácias ser com gastos de administração.
“Uberaba recebia R$ 12,5 mil por mês para manter a Farmácia Popular, cerca de R$ 150 mil por ano. Agora esse valor vai ser repassado para o município dentro do bloco da assistência farmacêutica, diretamente para gastos com remédios”, esclareceu Gabriela.
Gabriela destacou que os itens que são disponibilizados na Farmácia Popular e não são padronizados pela Relação Municipal de Medicamentos (Remume) serão adicionados nessa relação da Farmácia Básica. “São cerca de 20% dos itens, que serão disponibilizados, basta apresentarem a receita pelo SUS, RG e cartão do SUS em qualquer uma das seis unidades de Farmácia Básica distribuídas pelo município”, explicou.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!