RS: agroindústria Più Seleto é inaugurada em Nova Pádua
Nova Pádua/RS
A primeira agroindústria familiar de Nova Pádua, à Più Seleto, da família Menegat, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (12), com a presença da comunidade e de autoridades do município e da região.
Depois de 18 anos comercializando hortigranjeiros na Ceasa e três vendendo direto para supermercados da cidade, o agricultor Gilnei Menegat decidiu empreender e beneficiar a produção, como forma de agregar valor ao produto. Por sempre primar pela qualidade do produto e estar atento às necessidades do consumidor, resolvi inovar. Essa era a minha ideia para ter um novo horizonte e dar uma nova opção para os meus filhos, afirma Gilnei.
O empreendedor conta que buscou informações com a Emater/RS-Ascar, que o orientou desde o projeto de construção e o licenciamento ambiental da agroindústria, até a comercialização, e com o Sebrae. Para se qualificar, o agricultor fez cursos de processamento de frutas e hortaliças (módulos doces e salgados) e de boas práticas de fabricação no Centro de Formação de Agricultores de Fazenda (Cefas), além de viagens técnicas. A família também obteve financiamento através do Pronaf Mais Alimentos, no valor de R$ 135 mil, e investiu recursos próprios no negócio, que já ultrapassa os R$ 200 mil.
A agroindústria produz uma linha de doces (de figo, uva e abóbora) e de salgados (molho de tomate, tomate seco, crem, pepino e pasta de alho), que já podem ser adquiridos na sede do negócio ou nos mercados da cidade. Em breve, os produtos também serão comercializados em feiras na região e no Estado, como a Expointer. Outra novidade é que nos próximos meses a agroindústria estará ampliando a linha de produtos, especialmente na área de frutas desidratadas.
Alessandra, esposa de Gilnei, conta que Più Seleto quer dizer Mais Escolhido. Toda a matéria-prima é produzida na propriedade, pois queremos um alimento selecionado para ter um produto de melhor qualidade e sabor, que seja diferenciado, por isso o cuidado desde o início do processo, explica Alessandra.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, que também atuou no município de Nova Pádua, lembrou que Gilnei foi o primeiro agricultor que ela atendeu no município. Sabemos da vocação da família de sempre diversificar e inovar, pois desde aquela época tinha um diferencial e uma visão diferente. Por isso que está hoje inaugurando esta agroindústria, ressaltou.
Sandra lembrou que a Emater/RS-Ascar é a executora do Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado, que fomenta a implantação e legalização de agroindústrias familiares, oportunizando uma série de benefícios, e também destacou a importância de parceiros como a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a realização deste projeto. Na ocasião, ela fez a entrega para a família Menegat do certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, podendo utilizar o Selo Sabor Gaúcho.
O prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, agradeceu a todas as pessoas e entidades que apoiaram a agroindústria e que buscam o desenvolvimento local e regional, parabenizou a família pela coragem de empreender e afirmou que todos os agricultores do município têm que se espelhar nessa iniciativa. Também desejou sucesso à família, lembrando que toda a comunidade ganha com esse empreendimento.
Fonte: Emater/RS
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!