Varejistas sentem evolução com “Varejo Competitivo”

Da Redação

Quinze varejistas de Mato Grosso, participantes do programa Varejo Competitivo, serão premiados no Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento (ENACAB), que acontece de 07 a 09 de agosto, em São Paulo (SP). De 150 empresas indicadas pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sebrae Mato Grosso para fazer parte do programa, foram formadas cinco turmas. As três melhores receberão troféus e farão parte da missão técnica ao ENACAB 2017.

O presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, ficou satisfeito com o resultado do programa desenvolvido em mercearias, minimercados e supermercados com até quatro caixas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Sinop. “Os pequenos varejistas foram capacitados por um consultor do Sebrae, com o objetivo de ganhar competitividade em relação à concorrência. Em um ano de Varejo Competitivo eles já estão sentindo a diferença em suas empresas”, contou.

Um dos exemplos é Júlio Cesar da Cruz Gavelan, do Supermercado Bom Preço, de Cuiabá. A empresa dele é familiar e a esposa e o filho também participaram das palestras e orientações dadas pelo Sebrae. “O programa foi 100% e nos ajudou muito, principalmente porque somos novatos no ramo de supermercados. Começamos junto com o Movimento Aqui Se Atende Bem e foi muito importante para o sucesso do nosso negócio. Se tiver novos programas, com certeza vamos tentar participar”, completou o empresário.

O Varejo Competitivo é um programa de capacitação voltado ao varejo independente, criado pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com o Sebrae Nacional. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad-MT), Sérgio José Gomes, avalia que a participação das empresas vai ajudar o estado a se tornar mais competitivo no cenário nacional. “É um grande incentivo para os empresários. A capacitação recicla e desperta os varejistas para o negócio”, afirma.

Heranil do Nascimento Amorim, proprietária do Supermercado Bom Gosto, de Várzea Grande, disse que é visível a evolução dos participantes do Varejo Competitivo. “O programa amplia os horizontes, dá perspectiva de vida e entusiasmo. Eu senti uma mudança de atitude, postura e comportamento por parte dos colaboradores que participaram. Depois das aulas de educação financeira, por exemplo, um deles comprou uma moto. A tendência é querer expandir”, comemora.

A impressão de Rodolfo Lozich, do Supermercado União, de Cuiabá, é a mesma de Heranil. Ele sentiu que as pessoas que participaram do Varejo Competitivo ficaram mais conscientes e passaram a produzir mais. “Houve uma evolução considerável na empresa e no quadro de funcionários. Precisamos cada vez mais desse tipo de orientação para melhorarmos a gestão dos nossos negócios, porque às vezes não temos a formação necessária. O suporte do programa é fundamental para conseguirmos sobreviver no mercado”, concluiu.

Durante os 12 meses do programa Varejo Competitivo em Mato Grosso ocorreram diversos momentos entre os participantes, como sensibilização do atacado distribuidor e dos empresários varejistas, aplicação de pesquisas, aplicação do diagnóstico de loja Sebrae, consultorias no ponto de venda sobre layout de loja e de controle de qualidade, cursos presenciais de gestão financeira na medida e de atendimento ao cliente, encerrando com a premiação, entrega de certificados e missão técnica ao ENACAB 2017.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta