Evento discute produção de biofármacos no Brasil

A I Tecbio é uma realização do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor

A reunião acontecerá de hoje (20) a sábado (22), no auditório da Biblioteca da Unifor. As inscrições estão abertas na página do evento

Alavancar a pesquisa desenvolvida no Estado do Ceará unindo infraestrutura de ponta e pesquisadores de alto nível. Esse é o principal objetivo do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, que atualmente tem esforços voltados para a produção de biofármacos em animais geneticamente modificados. Com a proposta de promover a troca de experiências na área, a Universidade de Fortaleza, por meio do Nubex, realiza a I Reunião Brasileira em Tecnologias para a Produção e Regulamentação de Biofármacos – Tecbio.

O evento reunirá profissionais de diferentes plataformas para a produção de medicamentos biológicos, além de especialistas em regulamentação governamental para a produção destes biofármacos. A reunião acontecerá de hoje (20) a sábado (22), no auditório da Biblioteca da Unifor. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na página do evento.

De acordo com o professor e pesquisador do Nubex, Kaio Tavares, a primeira Tecbio nasce com o propósito de reunir especialistas nacionais e internacionais na produção e na regulamentação de biofármacos com representantes da indústria farmacêutica em um único evento, visando criar e discutir alternativas para transferir efetivamente o conhecimento produzido dentro das universidades para o uso da sociedade.

Debates

O professor e pesquisador da Unifor, Leonardo Tondello Martins, fala sobre a importância de se estimular debates sobre o tema. "Apesar da altíssima relevância relacionada aos temas abordados pela Tecbio, raramente encontramos eventos bem focados e alicerçados na reunião de especialistas tão bem qualificados técnica, científica e empresarialmente na perspectiva do desenvolvimento de biofármacos, em conformidade com as exigências regulatórias vigentes no Brasil e no mundo. Com isso, a Tecbio deverá constituir um elemento de grande relevância para a disseminação de informações valiosas empregáveis no aumento da produtividade, na segurança e na adequação regulatória das plataformas de produção de biofármacos".

Participam da Tecbio nomes de destaque nacional e internacional em biotecnologia, em temas como a clonagem animal, com Irina Polajeva (Utah State University – EUA), regulamentação internacional de biofármacos, com Jerry Pommer (Sab Biotherapeuthics – EUA), transgenia em bovinos transcromossômicos, com Hua Wu (Sab Biotherapeuthics – EUA) e produção transiente de proteínas recombinantes em caprinos, com Jorge Roberto Toledo (Universidad de Concepción – Chile). "Esperamos gerar um debate de altíssimo nível acerca da produção de biofármacos nas diferentes plataformas de produção, bem como a respeito da regulamentação desses biofármacos pelas agências nacionais e internacionais que regulamentam a produção e comercialização", diz Saul Gaudêncio Neto, pesquisador da Unifor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta