Irmãos Roca vão abrir fábrica de chocolate em Girona
Novo empreendimento dos chefs do El Celler de Can Roca deve começar a funcionar no ano que vem
24 julho 2017 | 18:59 por Leonardo Ribeiro
Especial para o Estado
Para uma das sobremesas do El Celer de Can Roca, considerado o terceiro melhor restaurante do mundo, o chef pâtissier Jordi Roca faz chocolates com cacau de Piura, no Peru. Também experimenta sabores com diferentes chocolates na gelateria Rocambolesc. E, em breve, poderá tocar sua própria produção.
Em um discurso na cerimônia de comemoração dos 15 anos do prêmio The World’s 50 Best Restaurants, o primogênito Joan Roca disse que o próximo investimento da família é abrir uma fábrica de chocolates em Girona, na Espanha. O projeto está no início, mas a ideia é que comece a funcionar no ano que vem.
Da esquerda para direita, Jordi, Joan e Josep Roca.
Josep Roca, o irmão sommelier, vai investir ainda mais na criação de bebidas fermentadas e destiladas, feitas com ervas, frutas e plantas do entorno do restaurante. Para isso, usará uma mistura de técnicas antigas e modernas, da enfleurage à destilação a baixas temperaturas.
Na mesma cerimônia, Joan aproveitou a oportunidade para falar dos desafios de ter um ambiente de trabalho saudável para a equipe, que permita um balanço entre vida pessoal e profissional. “Nós precisamos fazer com que esta nova geração de chefs se sinta confortável na cozinha e que entenda que não é preciso sacrificar as próprias vidas”, disse o chef. O restaurante recorre à terapia para que todos os funcionários aprendam a lidar com as emoções e pressões do dia a dia.
Repensar o trabalho é também a forma que os irmãos encontram para focar em novos projetos, e assim “deixar a mágica viva”, diz Joan, já que são trinta anos trabalhando juntos. Confira o discurso completo, em espanhol, com legendas em inglês, abaixo:
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!