Brasil gera receita e lucro para Ambev
É o que aponta análise feita pela Bloomberg Intelligence
O Brasil, com seu alto consumo de cerveja per capita, representa 54% da receita da Ambev e uma parcela ainda maior do Ebitda, com 58%. As margens do País se beneficiam com participação de mercado dominante, mais cervejas premium e distribuição proprietária. Os dados analisados foram devolvidos por Julie Chariell, analista sênior da Bloomberg Intelligence.
De acordo com a análise, a Ambev atua principalmente na América Latina, onde o volume do mercado de bebidas deve aumentar em média 2,4% ao ano entre 2016 e 2021. A partir da taxa de 1,7% do período de cinco anos anteriores, o crescimento da região é o terceiro crescimento mais rápido dos cinco principais mercados de bebidas do mundo, atingindo os 4,5% da região de Australásia (que inclui Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia) e o crescimento anual médio dos 6,3% no Oriente Médio/África. O mercado de cerveja latino americano deverá crescer 2% ao ano em um período de cinco anos, sendo o segundo maior do mundo, enquanto o setor de refrigerantes pode aumentar 2,5%.
Segundo a analista Julie Chariell, a Ambev está mais exposta ao mercado de cerveja que cresce mais lentamente na América Latina do que o mercado de refrigerantes, com uma divisão de receita de 90% contra 10%. O mercado local de cerveja enfrenta uma mudança de participação para marcas não premium em meio a fraqueza econômica prolongada, enquanto o segmento de refrigerantes se move em direção a opções mais saudáveis.
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