Vigilância apreende 850 kg de carne vencida em supermercado de Joinville
Alimento que venceu nos meses de maio, junho e julho estava sendo vendido normalmente
A fiscalização do Serviço de Inspeção Veterinária e Vigilância Sanitária de Joinville fez esta semana uma apreensão de carne bovina com prazo de validade vencido e que estava à venda em um supermercado do bairro Boehmerwald. Os fiscais encontraram na última quarta-feira aproximadamente 850 quilos de carne que seria comercializada mesmo tendo o prazo de validade vencido nos meses de maio, junho e julho. A Vigilância Sanitária não divulgou o nome do estabelecimento.
Além de ter o produto apreendido e descartado, o supermercado será infracionado, responderá a um processo administrativo sanitário que poderá resultar em cobrança de multa. O valor pode chegar em torno de 25 UPMs (Unidade Padrão Municipal), que corresponde a R$ 7 mil.
Vigilância Sanitária de Joinville alerta sobre alimentos comercializados em semáforos
A coordenadora da Vigilância Sanitária Edilaine Pacheco Pasquali disse que a fiscalização tem realizado apreensões menores de queijos, iogurtes, carnes e outros produtos de origem animal.
— O que chamou a atenção, neste caso, é a quantidade, pois 850 quilos é um volume bastante grande — observou.
A Inspeção Veterinária conta com equipe de fiscalização composta por dois médicos veterinários e três fiscais sanitaristas, atua em estabelecimentos de varejo, atacado e produção de todos os bairros, além dos abatedouros. Cada estabelecimento é fiscalizado, em média, cinco vezes por ano.Na rotina do trabalho, além de avaliarem as propriedades organolépticas dos produtos por sua cor, odor e textura, conferem as informações constantes nos rótulos, número de lote, validade, origem e notas fiscais relativas a cada produto.
No caso específico da apreensão de 850 quilos de carne, por se tratar de uma grande quantidade, a coordenação da Vigilância acredita que o produto possa ter sido adquirido com o prazo de validade já vencido ou próximo de vencer.Além da fiscalização rotineira, a Inspeção Veterinária e a Vigilância Sanitária também investiga denúncias de consumidores. As denúncias devem ser comunicadas à Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura de Joinville.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!