Assembleia aprova por unanimidade Linha Nova como Berço das Cervejarias no Estado
Melissa Bulegon – MTE 11.607 | PDT – 18:32-08/08/2017
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (8), por unanimidade, o Projeto de Lei 413/2015, que declara o município de Linha Nova como "Berço das Cervejarias no Estado do Rio Grande do Sul". A iniciativa é de autoria do líder da bancada do PDT no Parlamento gaúcho, deputado Gilmar Sossella.
“O pedido para projeto de lei chegou a nós por meio de nosso então assessor Felipe Kuhn Braun, que escreveu um livro sobre a história de Linha Nova e recebeu a sugestão em conversas com a comunidade e o ex-prefeito trabalhista Nicolau Haas. É uma forma de valorizar e resgatar a história dos imigrantes alemães, especialmente o marco da produção da bebida mais característica do povo germânico”, destacou Sossella.
A votação foi acompanhada por uma comitiva do município, formada pelo prefeito Henrique Petry, vice-prefeito Cristiano Nienov, vereador Walderena Albers (PDT), assessor parlamentar Christian Albers, presidente do Conselho de Turismo e Cultura, Jorge Schreor, cervejeiros Marcelo Loech, Fábio Bier e Ana Paula Metz, além do vereador de Novo Hamburgo Felipe Kuhn Braun. Agora o PL seguirá para sanção do governador do Estado, José Ivo Sartori.
O prefeito destacou que com a aprovação do PL o município ganha uma identidade. “É um município pequeno que está começando a trabalhar a questão turística e é de fundamental importância. Nós vamos ver o resultado dessa votação de hoje, desse projeto do deputado Sossella, daqui a 10, 15, 20 anos”, previu. “Já temos jovens empreendedores se aperfeiçoando na produção da cerveja e acreditamos que para o futuro será algo muito importante na questão do turismo”, completou o vice-prefeito.
O deputado agradeceu os votos favoráveis dos deputados e o apoio recebido da administração municipal, vereadores e comunidade de Linha Nova. “Temos certeza que este título trará retorno e apoio turístico e econômico, além de novos investimentos, auxiliando produtores cervejeiros e toda a população”, salientou.
HISTÓRIA – Linha Nova recebeu os primeiros moradores em 1847. Entre os fundadores da nova localidade estava o imigrante alemão Georg Heinrich Ritter, que se estabeleceu na colônia em 1847, juntamente com a esposa. Georg foi comerciante de destaque no Vale do Caí e mantinha em Linha Nova uma conhecida casa comercial.
Foi ainda na Europa que Ritter aprendeu com familiares maternos o ofício de cervejeiro. Ritter foi o primeiro imigrante, que se tem registro, a fabricar cerveja não somente para consumo próprio, mas também para a comercialização.
A cerveja dos Ritter fez muito sucesso na localidade e na região. Georg fabricava o produto em uma pequena construção nos fundos de casa e vendia no comércio que mantinha e nas festas e bailes da colônia. Segundo relatos de familiares, teria feito suas primeiras cervejas logo após sua chegada, em 1847. Porém, registros mais confiáveis remetem ao ano de 1864.
Anos mais tarde, em 1883, Georg retornou para a Alemanha permanecendo na sua pátria por alguns anos. Ao regressar ao Rio Grande do Sul, faleceu em Linha Nova no ano de 1889.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!