Aché é campeão do setor Farmacêutico no Prêmio Época Negócios 360º

Adriano Alvim, diretor de Operações do Aché Laboratórios

Prêmio avaliou as dimensões financeira, inovação, visão de futuro, práticas de RH, governança e responsabilidade social.

O Aché, laboratório que tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam e por muito mais tempo, foi eleita a empresa campeã do setor Farmacêutico no Prêmio Época Negócios 360º realizado na noite de terça-feira, 8 de agosto em São Paulo.

O levantamento, como nos anos anteriores, foi realizado pela revista em parceria com a Fundação Dom Cabral, responsável pela coordenação técnica e definição dos critérios da pesquisa, e com a Boa Vista Serviços, especializada em informações para concessão de crédito, captação e processamento de dados financeiros.

Avaliado em seis dimensões: desempenho financeiro, capacidade de inovar, governança corporativa, práticas de RH, visão de futuro e responsabilidade socioambiental, o Aché foi eleito, pela primeira vez, como a empresa campeã no setor Farmacêutico.

Apresentando crescimento progressivo de receita líquida anual, “este prêmio reconhece as práticas transparentes da empresa e consolida o início de nossa jornada até 2030, que ambiciona dobrar o tamanho da empresa a cada cinco anos”, diz o presidente do Aché, Paulo Nigro. Em 2016, o Aché alcançou 2.7 bilhões de receita líquida, com crescimento de 15,1% em relação ao ano anterior.

Compartilhar valor com a sociedade é parte do negócio da empresa, que o faz anualmente por meio do investimento em projetos sociais, culturais e esportivos alinhados às crenças da companhia. Em 2016, foram mais de 10 milhões de reais destinados a aportes em mais de 15 projetos alinhados ao posicionamento do Aché.

Além disso, a companhia direciona esforços para a inovação, consolidando-se como o laboratório farmacêutico brasileiro líder nas pesquisas científicas, tanto de inovação radical quanto incremental. Nos últimos dois anos, o Núcleo de Inovação da empresa inaugurou o Laboratório de Design e Síntese Molecular, que permitiu ao Aché ser a única empresa brasileira a entrar no Structural Genomics Consortium (SGC), uma parceria internacional entre universidades, governos e indústrias que busca acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.

Foi criado também o Instituto de Ciência e Tecnologia do Aché e até o fim deste ano deve ser inaugurado o NILE (Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise); resultado da parceria do Aché com a Ferring Pharmaceuticals para o desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas. Para o diretor de Inovação, Stephani Saverio, “nosso compromisso é levar mais vida às pessoas por meio da comodidade, isto é, melhorando a absorção de moléculas pelo organismo para que gerem menos efeitos adversos, criando novas formas de administração e melhorando posologias (de três vezes ao dia para uma vez ao dia, por exemplo). Com esta estratégia, produtos que começam a ser desenvolvidos hoje, poderão contribuir para a longevidade com qualidade nas próximas décadas.

Experiente no lançamento de um volume grande produtos todos o anos (nos últimos cinco anos foram 136 lançamentos), o Aché exporta para 20 países das Américas, África e Ásia e devem ampliar seu portfólio de exportação nos próximos anos. O recente anúncio da expansão das operações para o norte e nordeste, com a construção de uma fábrica e centro de distribuição na região metropolitana de Recife colabora para esta meta, por meio da infraestrutura disponível no Complexo Portuário de Suape.

O Aché Laboratórios— O Aché é uma empresa 100% brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico que tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR) e participação na Melcon do Brasil, no Laboratório Tiaraju e na Bionovis, joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. Emprega 4.600 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 326 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. Com a internacionalização, a empresa fechou acordo de exportação para 20 países das Américas, África e Ásia.

Em 2017, 2016 e 2015, o Aché ficou em 1º lugar na categoria Farmacêuticas e Ciências da Vida do prêmio Inovação Brasil do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&. Em 2017, pela 1ª vez, ficou entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil. Em 2016, foi reconhecido como o 1º do setor farmacêutico nas dimensões Desempenho Financeiro e Responsabilidade Socioambiental, no anuário Época Negócios 360º – As Melhores Empresas do Brasil, e conquistou o 1º lugar na categoria Indústria Farmacêutica na 14ª edição do estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Em 2016 e 2015, conquistou a 1ª colocação do setor no Prêmio Empresas Mais, pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo. | www.ache.com.br | www.facebook.com/achelaboratorios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta