Pacientes de outras cidades não podem mais retirar medicamentos em São Carlos
Mudança na rede pública passou a valer nesta segunda-feira (8) para reduzir custos
9/8/2017 14:06 ACidadeON ACidade ON
Medicamentos deixarão de ser fornecidos para pacientes de outras cidades
Pacientes que não residem em São Carlos não podem mais retirar medicamentos na rede pública a partir de segunda-feira (8). De acordo com a administração, o objetivo é reduzir os custos de aproximadamente R$ 700 mil mensais. A Secretaria Municipal de Saúde constatou, a partir de uma informatização no sistema, que cerca de 3 mil pacientes de cidades da região retiravam medicamentos no município, um custo que a Prefeitura afirma não poder mais arcar.
“Como a responsabilidade de fornecimento do medicamento é de cada município, nós entendemos que deveríamos dar prioridade para os munícipes da cidade de São Carlos. Estamos gastando R$ 700 mil de medicamentos mês e se continuar nós não conseguiremos suprir a necessidade da nossa população”, justificou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci.
As unidades que forneciam os medicamentos tiveram 30 dias para avisar aos pacientes a respeito da mudança. Com a alteração, as farmácias poderão fornecer remédios apenas para os residentes comprovados de São Carlos. Para isso, o usuário deve, a partir de agora, apresentar o título de eleitor, conta de água ou luz em seu nome ou de seu dependente de forma a comprovar sua residência. No caso dos dependentes, é preciso apresentar certidão de nascimento, RG, tutela ou outro tipo de documento que comprove o vínculo.
Para atendimentos clínicos como consultas e exames, os pacientes de outras cidades continuarão sendo atendidos normalmente.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!