Sete medicamentos seguem em falta no CES, em Caxias do Sul
Previsão da secretaria municipal da Saúde é de que situação seja normalizada na segunda-feira
Pioneiro
Quem retira medicamentos no Centro Especializado de Saúde (CES), em Caxias do Sul, vai precisar ter mais paciência. No final do mês passado, mais de 20 remédios estavam em falta na farmácia do espaço e a secretaria municipal da Saúde esperava que todos chegassem até a última segunda-feira, dia 15. Porém, sete ainda não estão disponíveis para distribuição (confira na tabela abaixo). A nova previsão da prefeitura é de que os medicamentos cheguem na próxima segunda-feira. Alguns nomes, no entanto, podem atrasar por questões burocráticas, segundo a secretaria. O metronidazol (suspensão oral 40mg/ml frasco 100ml), por exemplo, estava empenhado, mas o fornecedor solicitou o cancelamento do envio. A compra foi reencaminhada para licitação.
Polícia Civil prende, em Santa Catarina, dois investigados por esquartejamento em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias prevê iniciar ocupação do prédio da Maesa em outubro
A falta de medicamentos no CES prejudicou muitas pessoas que fazem uso contínuo de remédios, principalmente daqueles que não são fornecidos gratuitamente nas farmácias conveniadas. Por pelo menos dois meses, a família de Cleodir Silveira de Lima precisou desembolsar cerca de R$ 40 para comprar medicação, em função da falta na rede pública. Ontem, Lima comemorou a chegada do diazepam. Ele faz parte do Conselho Municipal de Saúde e afirma que a falta de medicamentos no CES vem ocorrendo há muito tempo:
— Quando a gente cobra, a prefeitura diz que os laboratórios que estão atrasando a entrega. Mas tem medicação que é de uso contínuo, então eles não deveriam prever o fim? Nunca sabemos quando terá remédio.
Vacina contra o HPV disponível nas UBSs
Meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem ser imunizados contra o HPV nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. É importante que os adolescentes nestas faixas etárias que ainda não se vacinaram procurem as unidades de saúde, já que em setembro se inicia a segunda etapa do processo. A vacina contra o HPV protege as meninas contra o câncer do colo do útero e vulva, e os meninos contra o câncer de pênis. Em ambos os sexos, ela ainda previne os tumores de garganta e ânus, além das verrugas genitais.
MEDICAMENTOS EM FALTA
* Azitromicina pó para suspensão oral 40mg/ml frasco 15ml
* Carbamazepina suspensão oral 20mg/ml frasco 100ml
* Dinitrato de Isossorbida comprimido 5mg
* Doxazosina comprimido 2mg
* Estrogênios conjugados comprimido 0,625 mg
* Metildopa comprimido 250mg
* Metronidazol suspensão oral 40mg/ml frasco 100ml
* Nortriptilina cápsula 25mg
* Tiamina comprimido 300mg
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!