Decisão investe R$ 8 milhões na Grande BH
Grupo inaugurou loja em Santa Luzia e vai abrir unidades em Contagem e Lagoa Santa neste ano
Mírian Pinheiro
A rede mineira de supermercado e atacado Decisão, que acaba de inaugurar uma segunda unidade em Santa Luzia, prepara a abertura de outras duas lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma delas ainda neste mês, em Lagoa Santa, e outra em Contagem, com previsão de inauguração para outubro. Foram investidos cerca de R$ 8 milhões na abertura das três unidades. De acordo com a diretora de Marketing e Recursos Humanos, Valéria Bax, espera-se com a expansão o crescimento de 60% no faturamento total da rede, “A estimativa é aumentar em R$ 80 milhões o faturamento em 2017, considerando apenas o segundo semestre, que é quando as lojas estarão funcionando”, afirma. Cerca de 200 mil clientes são esperados nas lojas mensalmente.
Valéria conta que as novas unidades têm, em média, 5 mil metros quadrados de área total, sendo 2.500 metros quadrados de área de vendas. Cada loja oferece um mix de 8 mil produtos de 420 fornecedores. Ela esclarece que o diferencial das novas unidades é contar com serviço de padaria, açougue e hortifrutigranjeiros, algo que a rede deve gradativamente começar a implantar em suas outras três unidades já em operação em Santa Luzia, no hipercentro, e no bairro Venda Nova, região Norte da Capital. “Com o crescimento do consumidor final no atacarejo, a rede investe em linhas que não trabalhava como padaria, hortifrúti e açougue. As outras unidades vão oferecer a facilidade até o início do ano que vem”, reforça a diretora. Ao todo, ela diz, estão sendo gerados nessa expansão 300 novos empregos.
Diferencial – A rede de atacarejo Decisão, afirma Valéria, pratica preços que podem chegar a 20% a menos que os apurados em supermercados convencionais. O preço baixo pode explicar o desempenho positivo do negócio em tempos de crise. Mas ela faz questão de frisar que a liderança trabalha para que os funcionários não foquem na crise, não fiquem falando sobre o assunto. “A crise existe, está aí, mas se a equipe ficar pensando na crise, a empresa não cresce. É seguir aquela máxima: tire o “s” da crise e crie. Pensar em inovar, fazer mais com menos”, destaca.
A estratégia, explica, também foi buscar novas formas de vendas, como a loja virtual, Decisão entrega, que ela diz ser o primeiro e único e-commerce de atacado no Brasil. Outro chamariz é o projeto chamado de Escola de Culinária, implantado há 10 anos. Ele oferece mais de 40 cursos de gastronomia a preços populares, que variam de R$ 20 a R$ 80, e ensinam e estimulam os clientes/alunos a produzirem alimentos, como salgados, doces, bolos, tortas, etc, para colaborar com o aumento da renda familiar.
São duas as unidades que oferecem o projeto: a matriz, no Centro, e a loja de Venda Nova. “Preparamos uma programação especial, com novos temas e professores”, detalha a diretora de Marketing e RH, Valéria Bax. Uma das novas aulas, por exemplo, será de marketing, com técnicas de vendas, atendimento, embalagens e como calcular custo e preço final dos produtos doces e salgados.
“As aulas são ideais para quem busca uma renda complementar, ser dono do seu próprio negócio ou se especializar na cozinha. Estamos preparados para receber mais de mil alunos por mês. Temos dezenas de histórias de transformações de vida impulsionadas e incentivadas pelas aulas da nossa escola”, conta Valéria. Além de ensinar as receitas, os professores explicam sobre armazenamento dos alimentos e também dão dicas de precificação para os alunos venderem seus produtos.
O projeto tem um canal especial no Youtube. No canal, são exibidas receitas e dicas de cozinha com chefs referência no mercado da Região Metropolitana de Belo Horizonte e professores reconhecidos da escola. Novos vídeos são lançados quinzenalmente.
A rede de supermercado e atacado Decisão Atacarejo foi fundada em 1988. Iniciou as atividades no ramo de guloseimas, doces, balas, chocolates expandindo a linha de produtos ao longo do tempo. Hoje tem também bebidas, cereais, conservas, perecíveis, matinais, bazar, tabacaria, limpeza e perfumaria.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!