Bactéria leva autoridades a orientar que consumidores evitem fatiados de rede de supermercados da Capital

Laudo deve sair nesta sexta. Listeria pode levar, inclusive, ao aborto

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recomendaram, em nota expedida na noite de hoje, que, gestantes e imunodeprimidos, em especial, não consumam produtos fatiados adquiridos de fiambrerias da rede de supermercados Zaffari. Nesta sexta, os titulares das duas Pastas recebem a imprensa, pela manhã, para detalhar o caso.

Exames detectaram, em amostras de frios, a presença da bactéria Listeria, que pode causar danos à saúde e levar, inclusive, ao risco de aborto. Os produtos já foram retirados de comercialização e os dois Centros de Fatiamento e Distribuição inspecionados interditados pelo grupo Zaffari até que a situação se resolva.

Mais cedo, a SMS informou que equipes do Serviço de Inspeção Municipal de Porto Alegre (SIM), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, interditaram a linha de frios da unidade de Fatiamento do Zaffari Bourbon Assis Brasil, que repassa os produtos à granel para o hipermercado e para as lojas de porte menor.

De acordo com um comunicado da rede Zaffari, o SIM recolheu, ainda no dia 17, amostras de queijo, presunto e assemelhados depois de ter constatado, em investigação de rotina, a suspeita da presença da bactéria. A interrupção nas vendas, porém, só ocorreu hoje.

Também mais cedo, áudios viralizados nas redes sociais advertiam para a necessidade de os consumidores evitarem a compra de produtos de fiambreria da rede.

O que disse o Zaffari

Já a rede Zaffari informou que, por cautela, intensificou os processos de higienização das áreas de produção desde o dia da inspeção. O grupo também esclarece que retirou os produtos das lojas abastecidas pela unidade de fatiamento interditada (hipermercado Bourbon Assis Brasil e lojas de pequeno porte de Porto Alegre).

A empresa comunica, ainda, que a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga também teve a produção suspensa, como medida preventiva, mesmo sem ordem expressa.

Na nota, o Zaffari também deixa claro que, a partir de amanhã, todas as lojas atendidas pela unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil passarão a atender os clientes com produtos embalados diretamente na indústria.

Veja a nota emitida pelo Grupo Zaffari:

Nota de Esclarecimento

A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta