Cresce a procura por remédios genéricos nas farmácias da cidade
Foto/Reprodução
Procura por medicamentos genéricos aumenta nas farmácias. Como alternativa de economia, muitos consumidores estão optando pelos medicamentos genéricos, uma vez que possuem o mesmo princípio ativo e, na maioria dos casos, são bem mais baratos.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec), o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é expressivo: 37% dos consumidores apontaram que adquiriram medicamentos dessa modalidade, outros 32% compraram os de marcas e 31% compraram uma mescla dos dois tipos.
João Coelho Neto é gerente de farmácia em Uberaba e ele conta que de fato o consumo de medicamento genérico aumentou muito. As pessoas estão mais confiantes e, quando surgem dúvidas, os farmacêuticos e funcionários explicam e, além disso, o número de itens genéricos está aumentando. “Mas as dificuldades econômicas, de fato, impulsionaram esse aumento nas vendas, pois a diferença nos preços é grande”, explica Neto.
Além do valor, a gerente administrativa de outra farmácia, Isabela Nascimento Barbosa, explica que a confiança do consumidor no produto genérico também está maior. “Eu acredito neste aumento. No Canadá e Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos medicamentos vendidos – 70% – é genérica. E com o tempo o brasileiro vai ficando mais confiante”, diz.
Já a farmacêutica Luciana Carla da Costa revela que a maioria dos consumidores, ao apresentar a receita médica, solicitam o medicamento, com certeza, por conta do preço, porém existem algumas em que o próprio médico determina a compra do produto original. “Neste caso, mesmo sabendo que o medicamento é o mesmo, respeitamos a orientação”, explica Luciana, que ainda revela que percebeu também aumento no movimento na farmácia; mesmo com vários estabelecimentos em Uberaba, as lojas continuam lotadas.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!