Redes de supermercados ganham mais agilidade

Redação com FP O cliente entra no supermercado, escolhe seus produtos, passa suas próprias compras no caixa, paga e vai embora. Essa cena, comum em supermercados e farmácias do exterior, começa a se tornar realidade no Brasil.

“Eu sabia que isso existe no exterior e acho que demorou para chegar no Brasil. Às vezes a gente vem comprar só uma coisinha e fica um tempão na fila”, disse a engenheira Rafaela Fernandes, 22, após usar um dos recém-instalados caixas automáticos do Master Supermercado, no shopping Frei Caneca, região central de São Paulo.

Também há sistemas assim no Carrefour do Jardim Pamplona Shopping (zona oeste) e na loja de doces Tateno, na Vila Mariana (zona sul). O Zaffari, em Porto Alegre, também tem a tecnologia.

No espaço antes ocupado por dois caixas comuns, o Master instalou quatro terminais de autoatendimento e, baseado na experiência de outras lojas da rede no Sul do País, estima que eles absorvam de 5% a 10% do fluxo da loja. A Consinco, que desenvolveu os caixas do Master e que já instalou mais de 200 deles pelo País, afirma que é possível reduzir o tempo de espera nas filas em até 30%.

Com um sistema de leitura de código de barras mais sensível, os terminais têm sistema de balanças e câmeras que impedem que o cliente pague menos do que deveria.

Após serem registrados pelo cliente, os itens devem ser colocados em uma balança. Se o peso não bater com o registro do código de barras, o caixa trava e, automaticamente, chama um operador para verificar a situação.

Em Belo Horizonte, a Rede BH foi uma das pioneiras na implantação do “self check-out” ou autoatendimento no Brasil, inovando o atendimento através de um sistema que garante agilidade no pagamento das compras com cartão de crédito, débito ou cartão BHMais. O autoatendimento cruza os dados da leitura do código de barra das embalagens com o peso das sacolas com os produtos.

Segundo a reportagem apurou, cada terminal, com câmeras, custa cerca de R$ 30 mil.
Redes de fast food também investem em totens de autoatendimento. Segundo o Bob’s, lanchonetes da rede com a tecnologia vendem até 30% a mais que as outras.

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