Santa Monica aposta no café de bolso e deve crescer 45%
Autor: Leonardo Assad Aoun
Para 2018, a empresa pretende lançar suas cápsulas compatíveis com a máquina Dolce Gusto, da Nestlé
O café da marca hoje vem da fazenda própria Santa Monica, localizada em Machado, no sul de Minas Gerais. São 106 hectares de café 100% arábica e toda produção voltada ao produto gourmet. "Nosso objetivo é fazer com que o brasileiro deguste o melhor café que o Brasil produz", define Moscofian.
E esse foco está alinhado à tendência do mercado, de clientes migrando para bebidas mais qualificadas. "Hoje, o desejo é comprar direto do produtor e, quando ele tem essa opção, paga um pouco a mais por isso. Nossa visão não é ser a maior, mas sim a melhor empresa de café gourmet do País."
Para alcançar esse objetivo, ele conta que a empresa promove visitas regulares à Fazenda Santa Monica, criando uma experiência ao cliente, degustações nos pontos de venda com baristas dando "aulas" sobre café, dentre outras ações. "Nossa estrutura permite ouvir o cliente e ser mais ágil nas tomadas de decisões." Mesmo familiar, a empresa conta hoje conta com gestão profissionalizada, que tem focado na expansão do negócio. Em 2016, a Café Santa Monica produziu por volta de 360 toneladas de café gourmet e faturou R$ 30 milhões, 38% a mais que no ano anterior. Para 2017, a produção será de 480 toneladas em 2017, devendo elevar as vendas em mais de 45%, conforme registrado no primeiro semestre.
Historicamente, a empresa focou no canal food-service, transformando a embalagem do Café Gourmet Grão 1 kg no carro-chefe. Mais do que vender grãos, o foco da Santa Monica é fornecer uma solução composta por cafés, cappuccino e máquinas de expresso. Desde 2015, esse foco foi ampliado para atender o consumidor final por meio do varejo, com produtos como as cápsulas (nas versões descafeinado, intenso, gourmet e orgânico), embalagens menores de café torrado e moído e também o Drip Coffee, conceito que a Santa Monica trouxe para o Brasil. Trata-se de um café de bolso, embalado individualmente, e composto por um sachê de café em pó com hastes flexíveis que se encaixam nas bordas de copos ou xícaras. Um café coado individual.
Na Fispal 2017, feira que aconteceu no início de junho, a Santa Monica apresentou ainda suas novidades para o inverno, como as monodoses de sachês de chocolate, cappuccino e chai. "Esse ano tem sido maravilhoso. No food-service, crescemos bem, mas as redes varejistas elevaram demais nossa expectativa. Ao mesmo tempo, o crescimento é em nível nacional, abrindo distribuidores e representantes em todos os Estados."
Hoje, uma categoria que cresce muito é a de cápsulas. "É um mercado sem volta, dada a praticidade e o consumo individualizado que aumenta cada dia mais. Para atender essa demanda por novidades, estamos desenvolvendo novas cápsulas compatíveis com Nespresso", diz Moscofian.
A Santa Monica vende para todo o Brasil, com atuação maior nas regiões Sul e Sudeste. E também exporta para os Estados Unidos, China, Grécia, Itália e Cingapura. Para 2018, a Café Santa Monica pretende lançar suas cápsulas compatíveis com a máquina Dolce Gusto, da Nestlé, especializada em bebidas quentes e sabidamente a máquina multibebidas mais vendida do País.
Via Supermercado Moderno
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