Prefeitura de Atibaia inaugura mais três farmácias
As novas unidades ficam nas USFs dos bairros Boa Vista
e Maracanã e no Centro de Atenção Psicossocial, no Jardim Colonial
Para reforçar ainda mais a Atenção Básica no município, o Governo está investindo na Assistência Farmacêutica, com a inauguração de mais três farmácias. Nesta quarta-feira (13), as Unidades de Saúde da Família (USF) do Boa Vista e do Maracanã e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Jd. Colonial, ganharam as novas unidades. Somadas às sete farmácias já existentes no município, Atibaia conta agora com 10 farmácias de distribuição gratuita de medicamentos a munícipes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
A ampliação do atendimento farmacêutico possibilitará dispensação gratuita de medicamentos a milhares de munícipes. Na USF Boa Vista, revitalizada recentemente, 700 famílias estão cadastradas e, na USF Maracanã, são 6.300 munícipes cadastrados no SUS, acompanhados na Unidade e que poderão ser beneficiadas com a abertura da farmácia. No CAPS são atendidos cerca de 700 munícipes com transtorno mental severo, que fazem uso de medicamentos (psicotrópicos) de uso contínuo e que necessitam de controle e atenção na sua dispensação e também na administração.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a implantação de farmácias nessas Unidades de Saúde tem o objetivo de facilitar o processo de retirada, pelos munícipes, de medicamentos prescritos nas consultas. A partir de agora, ao sair das consultas, os pacientes podem retirar os medicamentos no mesmo local, sem a necessidade de locomoção. Com a Atenção Farmacêutica integrada, Atibaia busca proporcionar à população uma iniciativa para alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde, além da melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A Atenção Básica tem sido um foco permanente da aplicação de recursos em Atibaia. A Prefeitura vem promovendo melhorias nas Unidades de Saúde e reestruturando o atendimento na Atenção Básica e Especilidades, visando organizar e qualificar a Rede de Atenção à Saúde, articulando e integrando os serviços ambulatoriais e hospitalares. A maioria das instalações da Saúde já passou por processo de revitalização, investimento em equipamentos e capacitações para os profissionais.
As cerimônias de inauguração das três farmácias contaram com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, e da secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, além do vereador Ademilson Militão, funcionários das Unidades de Saúde e pacientes em atendimento.
Segundo o prefeito, “o ato pode parecer singelo, mas é extremamente importante, pois facilita muito o fluxo de trabalho da Secretaria de Saúde e atende com mais qualidade a população, que é o nosso desejo. Estamos descentralizando o atendimento das farmácias na cidade. As pessoas não precisarão mais ir até a Unidade de Saúde do Centro para buscar remédio, elas conseguirão no próprio bairro. Por isso, a equipe como um todo está de parabéns”, ressaltou.
A dispensação dos medicamentos será feita por um farmacêutico, atendendo à legislação, mediante apresentação de receituário médico atualizado, com medicamento em nome genérico e mediante apresentação de cartão SUS e comprovante de endereço. As farmácias contam com antibióticos, medicamentos para hipertensão e diabetes, analgésicos, dentre outros.
O município de Atibaia já contava com sete farmácias em Unidades de Saúde da Família, nos bairros Alvinópolis, Centro, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Portão e Tanque.
Confira os locais e horários de atendimento das novas farmácias:
Farmácia USF Boa Vista
Estrada Juca Sanches, km 11, Boa Vista – Atibaia/SP
Atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 16 h, com 1 hora de almoço (12h às 13h). Telefone: 4494-8170
Farmácia USF Maracanã
Rua João Neto, nº 580, Maracanã – Atibaia/SP
Atendimento às quartas e sextas-feiras, das 7h às 16h, com 1 hora de almoço (12h às 13h). Telefone: 4415-1690
Farmácia CAPS (Jd. Colonial)
Estrada dos Pires, nº77
Atendimento às terças e quintas-feiras, das 7h às 16 h, com 1 hora de almoço (12h às 13h). Telefone: 4411-1853
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!