Dia do Cliente será marcado por promoções para redução de estoques no varejo
São Paulo – Comemorado hoje (15), o Dia do Cliente é visto pelos varejistas físicos e virtuais como uma data importante para elevar vendas. Na reta final do inverno, data será usada para redução de estoques.
Ainda que pouco difundido no Brasil a data traz ao mercado mais uma oportunidade de vendas com descontos, fator que tem sido decisivo para decisão do consumidor de realizar compras. "A data é importante para que as empresas equalizem estoques e se preparem para o Dia da Criança, para a chegada da primavera e a Black Friday", diz a consultora de varejo Sueli Briones.
A especialista comenta ainda que no caso das lojas de vestuário, o apelo é ainda maior. "O inverno acaba este mês, então a data é importante para limpar os estoques de roupas mais pesadas e abrir espaço para coleção de primavera", explica.
Para além das vendas na data, o sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio eletrônico ressalta a importância de aproveitar o dia para fidelizar o consumidor e pensar no futuro. "A ideia é elaborar campanhas convidativas que façam o cliente dar pistas daquilo que deseja comprar nas próximas datas. Assim, se ele não fechar a compra desta vez, você poderá oferecer o produto exato numa ocasião mais conveniente, aumentando assim a possibilidade de conversão", comenta ele.
Para o ambiente digital, o diretor geral da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, Willians Marques, reforça a importância de fazer promoções que o cliente sinta que a compra oferece vantagens. "É preciso dar ao consumidor um presente de verdade, como descontos reais ou frete grátis, por exemplo", conclui.
Lojistas se preparam
Para receber a demanda de consumidores ávidos por descontos, o Grupo Pão de Açúcar já preparou as gôndolas. Hoje, a empresa oferece aos clientes que possuem cartão fidelidade vantagens que vão de brindes a descontos nas compras.
Quem também está pronto é o Mercado Livre. A comemoração, que na plataforma seguirá até domingo, terá mais de 11 mil produtos em promoção, com descontos de até 70%
"São realmente milhares de ofertas para os consumidores aproveitarem sem pagar pelo frete; para os vendedores é sinônimo real de mais vendas com o aumento de buscas no período", diz a diretora do Marketplace do Mercado Livre no Brasil, Cristina Farjallat.
Paula Cristina
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!