Petrópolis aprova lei de incentivo às microcervejarias e brewpubs

por Eduardo Zobaran

27/09/2017 22:16

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nessa quarta-feira, 27 de setembro, o projeto de lei que reduz tributos de microcervejarias por cinco anos e simplifica as exigências ambientais para regularizar as plantas. Foram criadas duas classes de indústria para fábricas de pequeno impacto, onde se enquadram as cervejarias, e para brewpubs (E2), que são restaurantes que produzem sua cerveja sob o mesmo teto. As empresas serão avaliadas com pareceres das pastas de turismo e cultura.

– Agradeço o empenho dos secretários e lideranças que nos ajudaram a chegar até aqui. Que o apoio e união dos cervejeiros sirvam de exemplo para outros setores da economia. Esse é um passo importante para a instalação de novas empresas da cidade, promovendo geração de renda e desenvolvimento de outros setores, como o turismo. Esse é um dia de alegria e comemoração para todos nós – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, ao site da Prefeitura de Petrópolis.

De acordo com a Associação das Cervejarias Artesanais de Petrópolis (Acap), a cidade possui 21 marcas entre fábricas e ciganas, aquelas que não possuem plantas cervejeiras. São seis microcervejarias em pleno funcionamento: Buda Beer, BrewPoint, Odin, Real, Rocky Garden e Cidade Imperial. De acordo com a Acap, as microcervejarias geram 1,5 mil empregos diretos.

– Temos hoje mais três potenciais microcervejarias com a intenção de se instalar na nossa cidade. A nossa intenção é de que a classificação diferenciada favoreça os brewpubs, bares que produzem a própria cerveja, e as microcervejarias artesanais. Queremos reduzir o tempo para a instalação e incentivar os empresários a produzir na nossa cidade – acrescentou Fiorini.

[LEIA MAIS: Cervejeiros caseiros da Zona Sul promovem festa com mais de mil litros de chope]

Uma fábrica novinha em folha é daquelas coisas de fazer sonhar. Especialmente se a fábrica em questão for planejada para produzir cerveja. São tantos estilos e pegadas possÃveis. Um belo começo é estar em Itaipava, talvez o mais conhecido distrito de Petrópolis. Ã? lá que fica a @cervejariaodin, bisbilhotada por este que vos fala no sábado. Ainda há muito espaço para ser preenchido entre os quatro tanques de fermentação e as doze barricas de carvalho. Tão importante quando isso é encher o acolhedor taproom de vida, que, com sorte, em uns 20 dias já estará jorrando cerveja das torneiras. Ã? uma história que está só começando a ser escrita. Capriche nos rabiscos, @flaviohaasfiori (esse sujeito aà da foto) e, por favor, me avise com antecedência quando aquela imperial stout sair do barril. . . . . . #cerveja #cervejaartesanal #odin #petropolis #itaipava #cervejabrasileira #craftbeer #beerlover #instabeer #cervejagram #cervejaria

Uma publicação compartilhada por Eduardo Zobaran (@zobaran) em Ago 7, 2017 Ã s 3:09 PDT

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta