Maior rede de farmácias de MG migra para G Suite com auxílio da empresa catarinense Qi Network
03 de Outubro de 2017
Integradora de soluções em Cloud Computing, Qi Network esteve a frente da implantação de cerca de 1600 licenças do G Suite na Drogaria Araujo.
Pioneira em atendimento e serviços na região metropolitana de Belo Horizonte e em diversas cidades de Minas Gerais, a Drogaria Araujo utiliza tecnologias inovadoras para aprimorar as ações administrativas da equipe, que conta com mais de 7 mil funcionários e 160 lojas. A rede mineira de farmácias adotou recentemente cerca de 1600 licenças do G Suite, conjunto de aplicações que auxilia empresas no aumento da colaboração, comunicação, segurança e mobilidade, e já registra resultados positivos em produtividade, economia de recursos e melhorias na tomada de decisão por parte dos gestores. A implantação ocorreu com o apoio da Qi Network, integradora Google Cloud e uma das referências no Brasil em educar o mercado sobre as vantagens que a Computação em Nuvem traz para a evolução das empresas.
Durante um período de seis anos, a Drogaria Araujo utilizou uma solução ofertada por uma gigante internacional de tecnologia existente no mercado, para tentar melhorar ações internas administrativas feitas pela equipe. Porém, em razão de problemas com atualização de softwares e, principalmente, instabilidade ao utilizar o serviço na plataforma mobile, recentemente resolveram trocar para o G Suite da Google.
Popularidade das soluções Google contribuiu para a migração de tecnologia
O diretor de TI da Drogaria Araujo, Pedro Silva conta que a familiaridade no uso das ferramentas Google – como são os casos do Gmail, Hangouts, Agenda, Drive e Docs – foi fundamental para optarem pela mudança de tecnologia. “Já conhecíamos os aplicativos da Google e fizemos uma análise sobre as soluções existentes. Optamos pelas ferramentas do G Suite, que nos satisfazem tanto em termos de agilidade quanto de facilidade no aprendizado e baixo investimento”, revela.
O diretor de marketing e sucesso do cliente, Rômulo Martins diz que a integração das soluções Google Cloud na Drogaria Araujo repercutiu positivamente entre outros clientes, pela atuação pioneira da rede ao adotar inovações tecnológicas de ponta. “Liderar o projeto de migração da Drogaria Araujo para o G Suite foi uma honra e também um grande desafio para nós. Sabemos que eles são pioneiros em Minas Gerais na área de inovação. Por isso outras grandes empresas que estão avaliando migrarem seu ambiente para a nuvem estão acompanhando de perto a evolução deste projeto, sobre as vantagens reais que o G Suite está gerando para o negócio deles”, avalia.
De acordo com Rômulo, o próximo passo é avançar para a fase de inovação de processos, momento em que o time de Gestão do Sucesso do Cliente da Qi Network irá conduzir ações pró-ativas junto aos líderes de departamentos da Drogaria Araujo, para iniciar a otimização de processos de acordo com os objetivos estratégicos definidos por eles.
G Suite: mais inovação, facilidade de aprendizado e segurança
Com mais de trinta anos trabalhando no setor de Tecnologia da Informação, Pedro consegue traçar um paralelo entre as soluções utilizadas anteriormente e as atuais, fornecidas pela Google. “Na área de negócios, vislumbramos inovações que não trabalhávamos antes. O compartilhamento de informação tem surtido um efeito muito bom. Outro ponto positivo é a realização de auditorias, que também melhoraram após a implantação das aplicações. Antes, tínhamos um problema sério com relação a este fator. Mas, com o Google Vault, houve uma melhora no controle do acesso aos dados”, enfatiza Pedro, que detalha como foi a recepção dos colaboradores à nova tecnologia. “Atualmente, não há reclamações. Todos os funcionários aderiram de uma forma muito rápida e com facilidade. Com relação à curva de aprendizado, a adesão das ferramentas foi praticamente instantânea”, diz.
O gerenciamento e uso das aplicações na plataforma mobile foi um dos pontos positivos rapidamente percebidos pelas equipes após a adoção do G Suite. “Antes, a gente enfrentava instabilidades constantes na parte mobile ofertada pela outra empresa. A própria diretoria tinha problemas com a ausência de um bom serviço, impactando negativamente nas tomadas de decisão”, detalha Pedro Silva.
Menos atualizações manuais = mais produtividade
Pedro também destacou outro fator que fez com que migrassem para o G Suite: antes de adotarem as ferramentas da Google, os colaboradores eram forçados a atualizar constantemente versões dos softwares utilizados à época, ocupando o tempo das equipes de forma desnecessária. “As ferramentas anteriores eram instaladas apenas no desktop e notebook e, quando era necessário realizar atualizações, não era feito de um modo integral em todas as máquinas. Ou seja, alguns equipamentos estavam desatualizados em relação aos outros. Isso atrapalhava o rendimento dos colaboradores”, comenta Pedro.
O uso do Google Hangouts também possibilitou mais economia nas ligações para membros do time; a medida auxiliou na redução de gastos com telefone e celular. Outro ponto positivo percebido em comparação com as soluções utilizadas anteriormente: o compartilhamento de documentos por meio do Google Drive. “Ocorre de uma forma bem mais produtiva do que a ferramenta anterior. As vantagens foram imediatamente percebidas e adotadas pelos funcionários”, enfatiza Pedro. Os membros das equipes também utilizam o Team Drive, que conecta o File Server e o coloca na nuvem, cujo acesso é permitido apenas aos colaboradores autorizados. Antes possuíam cinco File Servers, cuja necessidade foi reduzida, já que o Google Drive disponível na nuvem é ilimitado.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!