Clientes Extra e Pão de Açúcar têm descontos personalizados e exclusivos pelo celular

Ofertas personalizadas e reunidas em um único local: o seu celular. Com esse objetivo, as redes Extra e Pão de Açúcar lançaram este ano o "Meu Desconto". A nova funcionalidade dos aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra vem mudando a forma como o varejo oferece desconto.

Quinzenalmente, são disponibilizadas 60 ofertas personalizadas para uma base de 13 milhões de clientes cadastrados nos dois programas – trata-se da maior base de clientes fidelidade de uma empresa varejista. Os clientes recebem ofertas em produtos que ele já compra, além de itens que ele pode vir a gostar (estas últimas criadas com base em algoritmos altamente especializados). As ofertas são inseridas pela própria indústria, por meio de uma plataforma inovadora, que os conecta diretamente aos clientes de acordo com suas estratégias próprias de marketing e vendas.

Desde que foi lançado, em 29 de julho, o Meu Desconto foi o grande responsável pela crescente procura pelos apps dos programas de fidelidade, superando as expectativas do Grupo GPA, controlados das duas redes varejistas: foram mais de 2,1 milhões downloads em menos de dois meses. Isso provocou um aumento de 6% nos clientes fidelidade do Pão de Açúcar e de 6% do Extra, que passaram a representar na venda mensal de cada rede varejista, 78% e 43% respectivamente (para comparação, há um ano – em julho de 2016 – esses números eram de 69% no Pão de Açúcar e 37% no Extra). Os aplicativos também estiveram entre os 10 mais baixados em todo o país no período, chegando ao 3º lugar na Apple Store brasileira – um feito inédito no varejo alimentar nacional.

“Para que o Meu Desconto fosse um sucesso, seria necessário que os clientes aderissem ao hábito de entrar periodicamente no aplicativo para consultar suas ofertas e ativar as que mais o interessavam. Acreditávamos no sucesso da iniciativa, mas os números superaram qualquer expectativa inicial. Isso prova que as pessoas buscam ofertas relevantes e estão cada vez mais abertas ao uso da tecnologia. O varejo precisava apresentar uma iniciativa disruptiva como esta”, explica Renato Camargo, Gerente de Fidelidade do GPA. O Meu Desconto é uma forma diferente de oferecer descontos, pois elimina a necessidade de cupons e folhetos impressos, concentrando as ofertas no celular. E ainda é algo totalmente personalizado, ou seja, as ofertas variam dependendo do perfil de cada cliente fidelidade.

Como o Meu Desconto funciona

– A partir do histórico de compras de cada cliente do programa de fidelidade das redes (o Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais), os aplicativos das marcas oferecerão descontos totalmente personalizados e exclusivos para cada cliente de acordo com os produtos mais comprados em cada rede.

– Para ter acesso aos descontos, o consumidor deve baixar os aplicativos do Clube Extra e/ou do Pão de Açúcar Mais nas lojas dos smartphones (IOS ou Android). Caso o cliente já seja cadastrado nos programas, basta identificar-se com o CPF – caso contrário, é necessário se cadastrar primeiramente (o cadastro é gratuito).

– Ao acessar o sistema, o cliente encontrará a opção Meu Desconto. São no mínimo 30 ofertas quinzenais com descontos ainda mais relevantes do que os já oferecidos nas lojas. O desconto mínimo é de 15% e não há limite para o máximo. No caso de clientes já cadastrados nos programas, as ofertas estarão divididas entre aquelas personalizadas – baseadas no histórico e hábitos de compra do cliente – e em outras sugeridas pelo aplicativo. Basta escolher as que mais agradam e ativar a oferta, que, automaticamente, será efetuada na próxima vez que o cliente passar pelo caixa.

– Além da personalização das ofertas, outro ineditismo do programa é o acesso direto da indústria aos consumidores. A plataforma do Meu Desconto é uma espécie de marketplace da indústria, pois os fornecedores vão ter total autonomia para oferecer os descontos aos clientes que deseja impactar.

– Ao imputar seu desconto, o fabricante terá a possibilidade de fazer diversos filtros, de acordo com seus objetivos comerciais e de marketing, a partir da base de clientes cadastrados em cada programa de fidelidade. Ao definir seu público de interesse, a oferta é enviada automaticamente sem interferência do GPA.

– O projeto faz parte da estratégia digital da companhia, que compreende o incentivo cada vez maior para consumidores aproveitarem as vantagens dos canais on e off-line e realizar suas compras.

* Para mais informações, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=2k72P3szCtw

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