Pão de Açúcar testa venda de cerveja artesanal a granel em SP
A companhia fez acordo com as microcervejarias paulistas Blondine, Dádiva e Dama Bier
O GPA (Grupo Pão de Açúcar) começou a testar a venda de cervejas artesanais a granel. A companhia fez acordo com as microcervejarias paulistas Blondine (de Itupeva), Dádiva (Várzea Paulista) e Dama Bier (Piracicaba) para venda na unidade do Pão de Açúcar da avenida Ricardo Jafet, na zona sul da capital paulista.
As cervejas artesanais são frescas, com injeção de gás carbônico no envase, feito em garrafões (growlers). O garrafão leva esse nome (resmungão em inglês) por causa da sua origem. No século XIX, nos Estados Unidos, os consumidores compravam a cerveja em garrafões para tomar em casa. Por causa do barulho do gás que escapava das tampas, esses vasilhames foram apelidados de "growler".
No mercado há "growlers" de 1 a 5 litros, feitos em vidro, porcelana ou metal. No Pão de Açúcar, o consumidor pode comprar garrafões de 1 e 2 litros, ou levar seu próprio vasilhame. Nesse sistema, a cerveja fica de 20% a 25% mais barata em comparação à cerveja artesanal engarrafada, disse Fábio Rosa, gerente geral de desenvolvimento de vendas do Pão de Açúcar. As mesmas marcas em garrafas de 300 mililitros são vendidas, em média, a R$ 20 por unidade.
"Começamos com três microcervejarias, mas a intenção é trazer outras marcas no futuro", disse Rosa. As marcas são indicadas pelo Instituto da Cerveja. Rosa disse que vai testar e ajustar o modelo de negócios antes de levar a experiência para outras unidades do Pão de Açúcar, no próximo ano. "Nossa ideia é estimular o consumo de cervejas artesanais locais. Se for colocar o projeto em Recife, por exemplo, vamos buscar microcervejarias de Pernambuco", afirmou Rosa.
O executivo disse que as cervejas especiais e artesanais respondem por mais da metade das vendas de cerveja da rede Pão de Açúcar. No Brasil, essa categoria representa 5% do mercado. De janeiro a agosto, as vendas da categoria no Pão de Açúcar cresceram 23% em volume e receita.
O Pão de Açúcar vende mais de 200 rótulos de cervejas especiais. De acordo a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), o Brasil possui 610 cervejarias artesanais registradas, sendo que 91 foram abertas neste ano.
A venda de cerveja a granel é mais comum em bares especializados. No País, o supermercado Verdemar, de Belo Horizonte, montou no ano passado uma estação de venda de cerveja a granel, em parceria com a Wäls, da Ambev. A cervejaria Backer, de Belo Horizonte, também fez a venda a granel no supermercado Super Nosso, de Belo Horizonte, e no supermercado Carone, em Vila Velha (ES).
Fonte: Valor Econômico
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!