Antibióticos em excesso podem favorecer as superbactérias
Médicos explicam o que pode causar o surgimento desses micro-organismos
O uso indiscriminado de antibióticos e a imunidade baixa de um paciente são uma combinação propícia para o desenvolvimento de superbactérias no organismo. Entre elas a Acinetobacter baumanniina, que está entre as bactérias mais resistentes do mundo e fez com que uma idosa fosse isolada no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).
Segundo o infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais Metropolitano e Dório Silva, Alexandre Rodrigues, as superbactérias, como a Acinetobacter baumanniina, são o resultado do uso excessivo de antibióticos, que consegue matar as bactérias mais fracas e fortalecer as mais resistentes. Ele alerta que as pessoas devem tomar antibióticos apenas em caso de necessidade, não fazendo uso indiscriminado.
“O uso exagerado de antibiótico provoca dois problemas: as bactérias ficam resistentes ao antibiótico e se multiplicam e também transmitem essa resistência para outra bactéria”, explica o médico.
A suspeita da presença da superbactéria se dá quando o tratamento realizado deixa de ser eficaz. A comprovação é feita com a realização de cultura e teste de sensibilidade aos antibióticos.
IMUNIDADE
A infectologista do Hucam Myrian Almeida explica que a Acinetobacter baumanniina, é uma bactéria hospitalar que pode ou não estar no organismo do paciente. No entanto, ela se desenvolve em quem tem a imunidade baixa ou por facilitadores da infecção, como, por exemplo, um catéter.
“Ela é oportunista e tem chance de se desenvolver em pacientes internados e que estão em uso de antibiótico. Ela pode já estar hospedada no corpo ou não, mas em pessoa saudável não tem potencial de causar infecção. No entanto, quanto mais grave a doença e menor a imunidade, mais chance de desenvolve-la”, informou.
A médica afirma que a superbactéria pode causar diversos tipos de infecção e pode levar à morte. As mais comuns são a infecção generalizada e pneumonia. No entanto, também causa infecção urinária, pulmonar e infecção cirúrgica.
Ela acrescenta que o Hucam é um hospital de alta complexidade com referência em doenças infecciosas e com uso de antibióticos de amplo espectro, o que promove o aparecimento desses germes multirresistentes.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!