Pequenos produtores de 36 municípios são beneficiados com entrega de equipamentos

Da Redação

A rotina de percorrer os municípios da baixada cuiabana para transportar os alimentos produzidos por pequenos agricultores rurais se tornou bem mais fácil para os representantes da Cooperativa Central de Abastecimento da Agricultura Familiar. Há três meses eles receberam do governo estadual um caminhão isotérmico. Apesar de já estar na ativa há algumas semanas, o veículo foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (24.11) juntamente com mais de 140 itens que serão entregues a assentamentos e pequenos produtores de 36 municípios.

A demanda da Cooperativa Central é grande, já que comercializa produtos de cooperativas filiadas de 14 municípios . O caminhão, que protege os alimentos da chuva e sol garantindo sua boa conservação, busca os produtos nesses estabelecimentos e os entrega em supermercados, feiras e escolas. “Se não fosse esse caminhão eu não sei nem como estaria a situação das cooperativas municipais. Com a ajuda do governo e a vontade do agricultor vamos tocando. O papel da cooperativa central é muito importante, pois o produtor pode fazer suas atividades sem se preocupar com o deslocamento”, comemora a diretora administrativa Maria Aparecida dos Reis Levandowski, que agora conta com três veículos em sua frota.

A solenidade de entrega foi realizada na Central de Comercialização José Carlos Guimarães, em Várzea Grande. O município de Itanhangá recebeu um trator, uma plantadeira, uma grade e uma máquina de fazer silagem. Ari de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, destacou que as maquinas vão beneficiar milhares de famílias residentes dos assentamentos da região. “As pessoas precisam de incentivo e o governo está de parabéns porque eles olharam para a pequena propriedade. É importante focar nestes pequenos agricultores para que eles tenham uma renda mensal e não abandonem o campo”.

Em três anos de governo, foram investidos na agricultura familiar mais de R$ 15 milhões em equipamentos e veículos. O governador Pedro Taques agradeceu aos deputados que realizaram emendas que beneficiaram os pequenos produtores e parabenizou o trabalho realizado pelo secretario Suelme Fernandes e sua equipe. “Já distribuímos mais de 400 resfriadores de leite, máquinas para quase metade dos municípios de Mato Grosso o que mostra que, com a ajuda dos deputados, nós vamos conseguir virar essa pagina e fazer com que a cada dia mais a agricultura familiar nos orgulhe. Este é um passo importante para o desenvolvimento do estado”.

Suelme Fernandes, secretario de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, lembrou que, em época de crise, o governo tem feito entregas importantes demonstrando compromisso com a agricultura familiar. “Com essa etapa, nós vamos concluir 127 tratores que foram entregues a agricultura familiar em menos de 3 anos de governo. É um show de desempenho e resultado que vem sendo construído desde 2015, com o governador Pedro Taques fazendo várias entregas essenciais para melhorar a vida de pequenos produtores ”.

Bom Jesus do Araguaia, que recebeu um caminhão tanque rodoviário, foi um desses municípios beneficiados nestes três anos, com o recebimento de mais de 20 tanques resfriadores e um mini laticínio todo equipado, lista o prefeito Joel Ferreira. “O caminhão vai fortalecer a cadeia leiteira da região que produz 18 mil litros por dia. Vai coletar o leite das pequenas propriedades e levar para um reservatório maior, o mini laticínio. Em nome de todos os produtores de Bom Jesus quero agradecer o governo com essa entrega, que vai melhorar as condições e renda do nosso pequeno produtor”.

Investimentos

Mais de R$ 4 milhões foram investidos para a aquisição dos veículos e equipamentos entregues às Secretarias de Agricultura municipais e associações produtivas de pequenos produtores, com contrapartida do Governo Estadual e emenda dos deputados federais Nilson Leitão e Fabio Garcia. Entre os itens estão 32 tratores, dezenas de carretas agrícolas, plantadeiras, distribuidor de calcário, 3 caminhões-tanque isotérmicos, 3 carros e 3 motos.

Os municípios beneficiados são Acorizal, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Várzea Grande (CooperCentral), Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itanhangá, Itiquira, Jangada, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto Estrela, Poxoréu, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte (Consórcio Portal da Amazônia).

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta